01 AGO 2020
REDAÇÃO
Suspensas por causa da pandemia de coronavírus, as visitas de familiares a presos nas unidades prisionais de Itapetininga foram retomadas de forma virtual. Segundo a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), 77 presos participaram deste modelo de visita no último final de semana na Penitenciária I. Já na Penitenciária II, foram 86 detentos que puderam conversar com a família. No Centro de Ressocialização Feminino foram 27 visitas. Cada preso tem direito a uma visita virtual de apenas 5 minutos por mês.
Os números são baixos se comparados à população carcerário no município, mas segundo a SAP, retratam apenas as ações do primeiro final de semana de implantação e a tendência é a de aumento gradual dessa quantidade.
A SAP informou que o Projeto Conexão Familiar – Visita Virtual visa minimizar os efeitos do isolamento com a manutenção dos laços familiares das pessoas privadas de liberdade e se trata de iniciativa emergencial e temporária em razão das restrições impostas pela pandemia de Covid-19.
O projeto permitiu a implantação de visitas virtuais, com o emprego de tecnologia de áudio e vídeo e já está disponível em todas as unidades prisionais.
Podem participar pessoas cadastrados no rol de visita do preso e elas devem realizar um cadastro no site da SAP, entrando no tópico “Serviços” e selecionando a opção “Conexão Familiar – Visita Virtual”.
Lá, o visitante poderá criar uma conta e preencher o cadastro necessário para solicitar o agendamento, após cumprir todas as etapas a pessoa deve esperar a unidade agendar a melhor data para sua visita. Na área disponibilizada também é possível que o visitante acompanhe o andamento da sua solicitação.
Covid-19
Nas três unidades prisionais de Itapetininga somam 2930 detentos e apenas uma contaminação por coronavírus entre os presos. O detento está na Penitenciária 1, recebeu tratamento, foi isolado, mas no momento já retornou ao convívio. Segundo a SAP, nos casos suspeitos entre os presos, o paciente é isolado e a Vigilância Epidemiológica local é contatada.
Já entre servidores, são 16 casos confirmados na Penitenciária I. São 5 confirmados por exame PCR que já retornaram às suas atividades, 11 que testaram positivo em Teste Rápido, sendo que 10 já retornaram e 1 está afastado e 1 com suspeita sem confirmação que está afastado.
Os servidores em contato com o paciente devem usar mecanismos de proteção padrão, como máscaras e luvas descartáveis. Se confirmado o diagnóstico, além de continuar seguindo os procedimentos indicados, o preso será mantido em isolamento na enfermaria durante todo o período de tratamento.
Na Penitenciária II, há um confirmado por exame PCR que já retornou às suas atividades e um com suspeita sem confirmação que está afastado. No Centro de Ressocialização Feminino não há casos registrados.
Segundo a SAP, todo servidor com suspeita de diagnóstico da Covid-19 está devidamente afastado sob medidas de isolamento em sua residência, conforme orientações do Comitê de Contingência do coronavírus e a Secretaria acompanha seu quadro clínico, fornecendo todo o suporte necessário para sua recuperação.