19 ABR 2021
REDAÇÃO
A 1ª fase do Programa Lote Social beneficiará 418 famílias na cidade. Neste programa, a Prefeitura de Itapetininga realiza a doação de áreas que serão divididas em lotes com toda a infraestrutura como água, luz e esgoto.
Os bairros definidos para a implementação da primeira etapa do programa são Belo Horizonte, Vila Sônia e Gramadinho. “São áreas da prefeitura, tivemos cuidado de escolher essas áreas, onde tenha equipamentos de saúde, escolas para que a pessoa tenha infraestrutura para a sua moradia”, explica a prefeita Simone Marquetto (MDB).
O programa atenderá famílias com renda abaixo de um salário mínimo que não se enquadram em outros programas habitacionais. As famílias sorteadas, dentro desses critérios sociais, devem pagar, em média, de R$ 50 a R$ 60 mensais pela infraestrutura do local.
“Na cidade, já temos empreendimentos do Minha Casa Minha Vida que beneficiam as faixas 1 e 2, ou seja, uma família que tem uma renda fixa, como funcionário público, comerciantes, Depois percebemos que tínhamos pessoas com necessidade maior que entraram no CDHU. Mas muitos não se enquadram nem no plano do CDHU, pois recebem menos de um salário mínimo. O programa vai trabalhar para essa faixa”, explica a prefeita.
O cadastro de famílias para o sorteio das casas e o regulamento devem ser realizados ainda no primeiro semestre, segundo a prefeita. “Nesta etapa, são 418 lotes. O programa vai gerar emprego e o mercado da construção civil vai continuar aquecido, pois tem pedreiro, pintor, encanador, a casa de material para construção vai vender. Transformar a cidade de Itapetininga num canteiro de obra sempre foi o meu desejo e estamos fazendo isso desde 2017 e vamos continuar”, disse a prefeita.
Cidade Legal
A prefeita Simone Marquetto também destaca o programa Cidade Legal de Regularização Fundiária da Secretaria de Habitação do Estado de São Paulo. Em Itapetininga, 1.100 famílias das áreas: Distrito da Conceição (400 imóveis), do Tupy (200), do Rechã (100 residências), Chácaras Alvorada (100), Vila Sotemo (120), Vila Prado (100) e Vila Piedade (30).








