É gravíssimo o estado de saúde de Jucimare Siqueira de Abreu, de 33 anos, a Sol, conhecida por sua luta pela causa animal em Itapetininga.
Seu caso tem mobilizado e sensibilizado a sociedade local desde sua internação, no Hospital Dr. Léo Orsi Bernardes (HLOB), há mais de dez dias, quando na mesma ocasião também deu entrada seu filho de 11 anos, Renato Siqueira de Abreu. A criança apresentava sinusite e infecção nos ouvidos, mas já teve alta.
Alex Abreu, pai de quatro filhos de Sol, juntamente com a delegada Julia Nunes e a presidente da ONG União Internacional Protetora dos Animais -, Fernanda Nery, têm postado diariamente em suas redes sociais, informações sobre o quadro clínico da amiga.
Segundo Abreu, o médico plantonista informou que a paciente segue em estado grave, sedada e intubada, com infecção pulmonar e sessões diárias de hemodiálise, uma vez que os rins paralisaram e ainda houve a necessidade da realização de procedimento de traqueostomia (para levar o ar até os pulmões).
A equipe médica declarou tratar-se de uma pneumonia sindrômica e que até o momento não foi possível fechar diagnóstico sobre a real causa da infecção e que outros exames serão necessários, até mesmo para averiguar uma possível leptospirose.
Conforme nota, Sol também contraiu H1N1 (gripe viral) e apresenta inflamação na garganta.
“O médico disse para que foquemos nas orações, para que os pulmões melhorem”, comentou a delegada, enfatizando que “toda assistência está sendo prestada”.
Repercussão
Bastante sensibilizado, o professor de Educação Física e responsável pelo Projeto Associação Novo Tempo de Itapetininga, Milton Nery, falou sobre a amiga.
“Sol não só lutava pela causa animal, mas também indicava famílias para serem assistidas, enfim, uma pessoa muito humana”.
Petshop e ajuda
Única fonte de renda do casal, um petshop localizado na Vila Rosa teve suas atividades paralisadas parcialmente, uma vez que Sol e Alex trabalhavam juntos e com a internação de mãe e filho, o empresário teve que dividir seu tempo entre o hospital e o trabalho.
Amigos pedem o apoio da população para que contribuam nos custeios das despesas básicas de aluguéis da casa e do petshop, bem como contas de água e luz, através de pix, salientando que “toda ajuda é bem-vinda nesta força tarefa”.
Sol é moradora da Vila Belo Horizonte, voluntária da UIPA e mantém em sua casa em torno de 15 animais, os quais precisam de alimentos e cuidados veterinários.
Doações
Para doação de mantimentos para a família e rações, os postos de arrecadações são a SK Rações, localizada à rua Francisco Válio, 941 e Stúdio Box, rua Pedro Marques, 424. Chave Pix: [email protected]