Faltam 100 dias para que eleitores de Itapetininga possam escolher o próximo prefeito (a) e 19 vereadores para a Câmara Municipal. Até o momento, a cidade tem 4 pré-candidatos ao Executivo municipal. Os nomes devem ser confirmados em convenções partidárias, de 20 de julho a 5 de agosto. Eles só serão considerados candidatos de fato após as convenções partidárias, quando as siglas oficializam as candidaturas de cada partido.
Jeferson Brun (Republicanos)
O atual prefeito de Itapetininga Jeferson Brun é pré-candidato. Brun é filiado ao Republicanos, partido do Governador Tarcísio de Freitas. Ele é advogado, formado em direito pela Fundação Karnig Bazarian (FKB). Possui pós-graduação em gestão pública pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). É Sargento do Exército Brasileiro formado pela ESA – Escola de Sargento das Armas – (atualmente na reserva) e também foi seminarista.
Desde 2017, está na administração municipal de Itapetininga, ocupando o cargo de secretário em diversas pastas: Negócios Jurídicos e Patrimônio, Administração e Planejamento, Finanças, Saúde, Governo e Gabinete. Ele assumiu o cargo de chefe do Executivo após a renúncia da então prefeita, agora deputada federal, Simone Marquetto.
Osmar Thibes Jr. (PSDB)
Osmar Thibes Júnior é pré-candidato a prefeito de Itapetininga pelo PSDB. Filho do ex-Deputado Constituinte Paulista Osmar Thibes e da professora Genny Vieira do Canto, Osmar Thibes Jr. é graduado em Direito e jornalista. Atuou no rádio e nos jornais locais.
No ramo privado, foi proprietário de posto de combustíveis e na área pública atuou como vereador e secretário municipal em Itapetininga e também em Sorocaba.
Paula Granato (PV)
A professora universitária Paula Granato é filiada ao PV e pré indicada pela Federação Brasil da Esperança, composta pelo seu partido, PT, PCdo B e com apoio do PSOL e Rede.
Bacharel em relações internacionais pela PUC-SP, Paula Granato foi morar na Espanha, onde trabalhou no escritório de Madri do comissariado da ONU para os refugiados (ACNUR) e fez mestrado em desenvolvimento e ajuda internacional. Atualmente é professora da Fatec e realiza estudos de doutorado na Universidade Federal Fluminense, em Niterói, na área de Sociologia econômica.
Milton de Oliveira Júnior (PL)
Milton de Oliveira é empresário, jornalista e radialista. Ele é bolsonarista e presidente do Partido Liberal (PL), em Itapetininga. Foi sócio e apresentador do programa Manhã da Pan da Rádio Jovem Pan Itapetininga. Atualmente, atua na Rádio POP FM.
No último dia 7 de junho, ele foi denunciado pela Procuradoria Geral da República (PGR) no inquérito dos atos golpistas. A PGR o denunciou por associação criminosa armada, abolição violenta do Estado, dano qualificado por violência e grave ameaça contra o patrimônio da União e deterioração do patrimônio tombado. Milton foi alvo da 13ª fase da Operação Lesa Pátria, em 27 de junho do ano passado. Na ocasião, a Polícia Federal cumpriu mandados de busca em endereços ligados ao empresário em Itapetininga.