27 de outubro de 2025
Sem resultado
Ver todos os resultados
ANUNCIE
  • Home
  • Cidade
  • Economia
  • Política
  • Região
  • Conteúdo Especial
  • Vida e Estilo
  • Home
  • Cidade
  • Economia
  • Política
  • Região
  • Conteúdo Especial
  • Vida e Estilo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Jornal Cidade Itapetininga
Sem resultado
Ver todos os resultados

Dom Gorgônio encontra com Papa Francisco no Vaticano

Dom Gorgônio encontra com Papa Francisco no Vaticano

O bispo diocesano, Dom Gorgônio se encontrou com o Papa Francisco. O momento do encontro foi o ponto alto da Visita á ‘Ad Limina Apostolorum’. (Pe. Michel dos Santos / Regional Sul 1).

Facebook TwitterWhatsappTelegram

Na manhã da última sexta-feira, dia 23 de setembro, após seis dias de peregrinação em Roma, o bispo diocesano, Dom Gorgônio se encontrou com o Papa Francisco, juntamente com mais 24 bispos e um padre administrador diocesano do Regional Sul 1 da CNBB.

PUBLICIDADE

O momento do encontro foi o ponto alto da Visita ‘Ad Limina Apostolorum’ que teve início na segunda-feira (19) para o episcopado das províncias eclesiásticas de Aparecida, São Paulo e Sorocaba.

Adiada por dois anos por causa da pandemia, a audiência com o Papa Francisco, sucessor de São Pedro Apóstolo, aconteceu depois de um momento de oração comum.

PUBLICIDADE

O encontro, que durou cerca de duas horas, foi marcado pelo diálogo sobre as principais questões atuais da Igreja e da sociedade. O Papa instruiu os bispos no caminho da comunhão e do acompanhamento do rebanho paulista: “a proximidade é o estilo de Deus. Não se pode ser pastor sem estar próximo”, pontuou Francisco.

“Encontramos Pedro, aquele que nos confirma na fé e pelo qual estamos unidos em nosso ministério episcopal. Nesta comunhão está todo o fundamento da colegialidade apostólica e também da sinodalidade que estamos vivendo”, relatou dom Edmilson Amador Caetano, bispo diocesano de Guarulhos e vice-presidente do Regional Sul 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Sobre a comunhão eclesial, manifestada de forma particular no encontro dos bispos paulistas com o Papa Francisco, o Arcebispo Metropolitano de São Paulo, Cardeal Odilo Pedro Scherer, explicou que a Igreja, “mais do que uma organização bem estruturada, com doutrinas e leis bem elaboradas, com instituições visíveis, é a comunidade dos discípulos, testemunhas e missionários de Jesus Cristo e do seu Evangelho no mundo. Ela é formada de pessoas, unidas pelos laços da fé comum e da comunhão com aqueles que representam e carregam a responsabilidade maior pela vida e a missão dessa mesma Igreja”, e concluiu: “o Papa representa a comunhão universal da fé da Igreja”.

No período da tarde, após o encontro com o Papa, os bispos participaram da Santa Missa na Basílica São Paulo Fora dos Muros, presidida por Dom Edmilson em ação de graças pelas atividades realizadas em Roma durante toda a visita.

No período da noite, em um encontro fraterno, o Embaixador do Brasil junto a Santa Sé, Henrique Sardinha Pinto, ofereceu ao episcopado uma recepção na residência da Embaixada, encerrando assim, oficialmente a Visita Ad Limina Apostolorum 2022 das províncias de Aparecida, São Paulo e Sorocaba.

Durante toda a semana, os bispos participaram de peregrinações e celebrações nas quatro basílicas papais de Roma, com visita à Secretaria de Estado do Vaticano e com reuniões com os colaboradores dos dicastérios dos Leigos, Família e Vida, da Promoção do Desenvolvimento Humano Integral, para os Bispos, para a Doutrina da Fé, para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica, para o Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos, para o Clero, para a Educação Católica, para a Evangelização e para a Comunicação.

Nesta semana, entre os dias 26 de setembro e 1º de outubro, participam da visita, o episcopado das províncias de Botucatu, Campinas e Ribeirão Preto.

Aproveitando a visita à Roma, na manhã do domingo, dia 25 de setembro, Dom Gorgônio presidiu a Santa Missa na Basílica Sant’Andrea Della Vale. A Igreja pertence à Ordem dos Clérigos Regulares Teatinos.

Logo após a Santa Missa o bispo visitou a Paróquia de San Gaetano em Morlupo, onde se encontra o Colégio Internacional São José Maria Tomasi.

O Reitor e Pároco, Pe. Osman Procópio da Silva, CR, e dois seminaristas brasileiros, Henrique de Oliveira de Tatuí/SP e Gustavo Correa de Itaí/SP, fazem parte desse colégio.

Na segunda-feira, dia 26 de setembro, Dom Gorgônio, juntamente com o episcopado paulista retornaram ao Brasil.

Fonte: Diocese de Itapetininga.

Relacionadas

Festa em louvor à Santa Rita será realizada de 10 a 22 de maio em Itapetininga

por Cidade Itapetininga
Segundo o pároco, padre Jean Michel, responsável pela paróquia, a expectativa para a festa deste ano é muito positiva. (Pascom/Paróquia Santa Rita de Cássia)

A tradicional Festa em Louvor a Santa Rita de Cássia, no bairro Olho D’água em Itapetininga, será realizada entre os...

Ler maisDetails

Cerco de Jericó 2025: Missa de abertura será neste domingo na  Catedral Nossa Senhora dos Prazeres

por Cidade Itapetininga
Cerco de Jericó 2025: Missa de abertura será neste domingo na  Catedral Nossa Senhora dos Prazeres

De 26 de janeiro a 2 de fevereiro de 2025, a Catedral Nossa Senhora dos Prazeres será palco de um...

Ler maisDetails

Dia de São João: confira a programação da festa em Itapetininga

por Cidade Itapetininga
Anualmente, desde a Antiguidade, a comunidade católica celebra a vida e os feitos de São João Batista no dia 24 de junho. (Divulgação)

A Paróquia São João Batista de Itapetininga está realizando a 76ª Festa em louvor ao padroeiro. A programação iniciou na ...

Ler maisDetails

Padre Élcio Góes toma posse como novo pároco da Catedral Nossa Senhora dos Prazeres na quinta-feira 

por Cidade Itapetininga
Élcio Roberto Góes é o Pároco na Catedral Nossa Senhora dos Prazeres em Itapetininga. (William Furtado)

Na próxima quinta-feira, dia 25 de janeiro, às 19h30, acontece a Missa de Posse de Padre Élcio Roberto de Góes...

Ler maisDetails

Paixão de Cristo será encenada no Horto Religioso nesta sexta-feira

por Cidade Itapetininga
A encenação conta, em média, com a atuação de 50 atores, participantes da comunidade, desde crianças, jovens e adultos. (Divulgação)

A Encenação da Paixão de Cristo já é uma tradição na Paróquia e Santuário de Nossa Senhora Aparecida do Sul,...

Ler maisDetails
Ver mais
PUBLICIDADE

© 2022 Cidade Itapetininga. Todos os direitos reservados.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Cidade
  • Política
  • Economia
  • Conteúdo Especial
  • Esportes
  • Região
  • Cultura

© 2022 Cidade Itapetininga. Todos os direitos reservados.