A proibição em Itapetininga visa assegurar a saúde de pessoas sensíveis a barulhos altos, como pessoas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e também evitar que animais em geral sofram com os estouros
O fim do ano se aproxima e com ele, as festas e comemorações pelo início de um novo ciclo. Para que todos possam celebrar esse momento com conforto e segurança é importante lembrar que o uso de fogos de artifício e rojões com barulho podem causar sérios danos à saúde de pessoas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA), deficientes auditivos e animais, devido à maior sensibilidade sensorial.
Pensando nisso, em Itapetininga, desde 2017, a soltura de fogos de artifício com estampido é proibida. Para quem for flagrado soltando fogos e rojões que produzam barulho, a lei estipula multa de R$ 3 mil para pessoa física e R$ 10 mil para empresas.
Mas para que as festividades de fim de ano não percam seu brilho, a boa notícia é que a soltura de fogos de artifício sem estampidos é permitida, garantindo as cores e efeitos tão tradicionais nesta época.
Para denúncias, a Guarda Civil Municipal disponibiliza o telefone 153 que funciona 24 horas, todos os dias.