08 MAR 2021
REDAÇÃO
Diante da pandemia do novo coronavírus, especialistas insistem na necessidade de isolamento domiciliar. Uma atitude que tem sido colocada como tão fundamental quanto lavar bem as mãos. Mas, para algumas pessoas, não é uma realidade possível. Muita gente não tem como evitar sair às ruas. Nesse contexto, algumas medidas ajudam a não levar a infecção de fora para dentro do ambiente residencial.
Segundo o coordenador da Vigilância Epidemiológica de Itapetininga, Anderson André Almeida, é importante que a população siga as orientações de usar a máscara de proteção sempre que precisar sair de casa, higienizar as mãos com frequência com álcool em gel ou lavando com água e sabão e manter o distanciamento social, evitando sempre aglomerações.
Ele afirma que dado importante é que o maior número de contaminados hoje na cidade é registrado entre pessoas com 20 a 40 anos. “Embora, na maioria das vezes, a doença se apresente de forma mais moderada nesta faixa etária, essas pessoas podem levar a doença para dentro de casa a pessoas com a saúde mais fragilizada, de mais idade, com comorbidades o que pode levar a casos graves da doença, inclusive aumentando a necessidade de internações e, infelizmente, podendo, inclusive, evoluir a óbitos”, afirma.
Ele pede à população que continue seguindo todos os protocolos sanitários para a prevenção da Covid-19. “Essas medidas funcionam e podem salvar vidas. Não podemos baixar a guarda em nenhum momento. Temos que nos prevenir por nós mesmos e por todos aqueles que amamos. Este é o momento de todos nos conscientizarmos e, mesmo que estejamos cansados do vírus, este inimigo invisível continua circulando e não cansou de nós. Todos temos que fazer a nossa parte nessa luta”, afirma.
Cuidados para evitar a propagação da COVID-19
- Lave suas mãos com frequência. Use sabão e água ou álcool em gel.
- Mantenha uma distância segura de pessoas que estiverem tossindo ou espirrando.
- Use máscara quando não for possível manter o distanciamento físico.
- Não toque nos olhos, no nariz ou na boca.
- Cubra seu nariz e boca com o braço dobrado ou um lenço ao tossir ou expirar.
- Fique em casa se você se sentir indisposto.
- Procure atendimento médico se tiver febre, tosse e dificuldade para respirar.
- Ligue com antecedência para o plano ou órgão de saúde e peça direcionamento à unidade mais adequada. Isso protege você e evita a propagação de vírus e outras infecções.
Máscaras
Quem usa máscara pode ajudar a prevenir a propagação do vírus para outras pessoas. Isoladamente, as máscaras não são uma proteção contra a COVID-19, e o uso delas deve ser combinado com o distanciamento físico e a limpeza das mãos. Siga as orientações da autoridade local de saúde.