A Secretaria de Saúde de Itapetininga realiza, no dia 15 de janeiro, na Feira Livre da Praça Peixoto Gomide, das 8 ao meio-dia, a Campanha “Janeiro Roxo”, mês de conscientização e combate à Hanseníase.
O objetivo é levar os profissionais da rede básica de saúde a locais públicos de grande fluxo de pessoas para conscientizar e orientar a população sobre os sintomas, a detecção precoce e riscos da doença, caracterizada pela alteração, diminuição ou perda da sensibilidade da pele, que pode acarretar danos irreversíveis.
Em Itapetininga, todas as Unidades de Saúde realizam o primeiro atendimento aos pacientes com sinais e sintomas da Hanseníase e, se necessário, realizam o encaminhamento para o tratamento no ambulatório especializado do município. A cidade encerrou 2022 com o registro de um caso da doença.
Sintomas ou sinais mais frequentes da Hanseníase
Ao apresentar um dos sintomas sugestivos da doença, o cidadão deve procurar a unidade básica de saúde mais próxima da sua casa para a avaliação da equipe de saúde:
– Uma ou mais manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas em qualquer parte do corpo, com diminuição ou perda da sensibilidade ao calor, à dor e ao tato. (Ex: a pessoa se queima e se machuca sem perceber);
– Caroços e inchaços no corpo, em alguns casos avermelhados e doloridos;
– Dor e sensação de choque, fisgadas e agulhadas ao longo de nervos dos braços, mãos, pernas e pés;
– Áreas da pele com diminuição dos pelos e do suor;
– Engrossamento do nervo que passa no cotovelo, levando à perda da sensibilidade e/ou diminuição da força do 5º dedo.
SERVIÇO:
Campanha “Janeiro Roxo” – combate à Hanseníase
Data: 15 de janeiro
Horário: das 8 ao meio-dia
Local: Feira Livre da Praça Peixoto Gomide