Atualmente, 18 unidades de saúde de Itapetininga oferecem atividade física para os usuários da rede. Os exercícios podem ser realizados em áreas externas ou nas próprias unidades, de acordo com cada programação. A intenção, conforme a enfermeira Katia Mariano Machado, que coordena o Programa Saúde da Família, é prevenir doenças e melhorar a qualidade de vida daqueles que utilizam o sistema público de saúde. Se você tem interesse ou conhece alguém que precisa fazer atividade física, basta ir à uma das 18 unidades de saúde, fazer uma avaliação e comparecer no horário e dia marcados. É importante estar com roupas e calçados confortáveis. A atividade é totalmente gratuita.
No Bairro da Chapadinha, são realizadas atividades físicas às segundas e quintas-feiras, no fim da tarde, entre 17h às 18h. O professor tanto realiza exercício no entorno da unidade, como também pode se deslocar para o Parque Ecológico “Regina Freire”, que fica ao lado do posto de saúde. “A prática do exercício físico visa evitar doenças e promover uma vida saudável”, apontou a coordenadora do programa.
Conforme ainda Katia, a atividade física é aconselhada para todas as pessoas que integram o Programa Caminha Coração + Saúde, que consiste em ter educação física nas unidades básicas de saúde. Desde que detectado pelo médico, os pacientes com hipertensão, diabetes, obesidade e colesterol alto são orientados à prática regular de exercício físico. Além disso, os exercícios auxiliam no tratamento em casos de doenças como depressão.
“Vivemos numa ‘sociedade curativista’ que se preocupa, infelizmente, com a saúde no momento em que está doente. A prevenção começa com exercícios e alimentação saudável”, disse Katia. Outra vantagem é que há um vínculo maior com profissionais de saúde que levam conhecimento, informação e atenção.
“As atividades incorporam qualidade de vida e nas condições de saúde dos participantes”, afirmou a técnica de enfermagem Alice Aparecida Santos Neves. Ela contou que o programa será ampliado em breve com a redistribuição dos professores e com a chegada de novos profissionais, por meio do concurso público. O projeto também agrega o Programa Saúde na Escola, com práticas esportivas e avaliações junto aos alunos da rede pública municipal. Para isso, são realizadas visitas em todas as escolas na cidade durante o ano.