Itapetininga registra dois casos da nova varíola até o momento. O novo caso foi confirmado em Itapetininga no dia 29 de agosto. Segundo a Prefeitura de Itapetininga, é um paciente do sexo masculino de 28 anos que referiu viagem a São Paulo. Ele apresentou sintomas leves, está em tratamento domiciliar, foi orientado a permanecer por 21 em isolamento domiciliar e segue sendo monitorado pelo Departamento de Vigilância Epidemiológica, bem como seus comunicantes, que não apresentaram sintomas.
O 1º caso foi confirmado no dia 15 de agosto. Trata-se de um paciente do sexo masculino, 20 anos, que apresenta sintomas leves e está em tratamento domiciliar.
A maneira mais segura de se prevenir contra a nova varíola é evitar o contato direto com pessoas contaminadas ou com suspeita da doença e higienizar as mãos constantemente. O uso de máscara cobrindo nariz e boca também é considerada uma medida eficaz de proteção.
A orientação a pessoas que apresentem início súbito de lesão em mucosas e/ou erupção na pele, em qualquer parte do corpo, podendo estar associada a outros sinais e sintomas como febre, dor nas costas, dor de cabeça, entre outros é procurar atendimento médico.
Segundo a Prefeitura de Itapetininga, o atendimento está disponível em toda a rede municipal de saúde, inclusive com testes para avaliação laboratorial, caso necessário, após avaliação médica.