A Prefeitura de Itapetininga, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, elaborou o Plano Municipal de Recuperação e Conservação da Mata Atlântica e Cerrado de Itapetininga (PMMA). O projeto foi desenvolvido com o apoio técnico com a Fundação S.O.S Mata Atlântica, o Instituto Cílios da Terra e a empresa Suzano Papel & Celulose.
O PMMA busca retratar a realidade do município, no que se refere aos cenários atuais e futuros do território, na perspectiva da importância e potenciais da Mata Atlântica, sendo uma oportunidade para orientar as ações públicas e privadas, bem como para a atuação de entidades acadêmicas, de pesquisa e das organizações da sociedade.
Nesse sentido, conforme os técnicos da Secretaria, o PMMA também tem se mostrado uma ferramenta valiosa para o fortalecimento da gestão ambiental, com participação fundamental do COMDEMA (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente), não apenas em sua aprovação, como especifica a Lei da Mata Atlântica, mas também na participação e acompanhamento em todo processo de construção e, principalmente, no monitoramento da sua implementação.