A prefeita de Itapetininga e presidente da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS), Simone Marquetto (MDB) esteve em São Paulo nesta sexta-feira (19) em reunião com o Secretário Estadual de Administração Penitenciária, Coronel Nivaldo, para expor, oficialmente, sua posição contrária à instalação de um novo complexo penitenciário em Itapetininga. Também participou da reunião o secretário Municipal de Segurança Pública, Benedito Tadeu Galende.
Simone transmitiu ao vivo em suas redes sociais o posicionamento oficial do Coronel Nivaldo, assim como havia antecipado na véspera, após videoconferência com a participação do deputado federal e presidente nacional do MDB, Baleia Rossi, quando o vice-governador e secretário Estadual de Governo, Rodrigo Garcia cancelou o projeto de implantação da nova unidade em Itapetininga.
“É uma satisfação recebê-la aqui. Uma prefeita combativa e já amplamente aceita no município. A gente já deixa ciente com a palavra do governo. Não será em Itapetininga e pedimos até desculpas. A Prefeita, de fato, não foi procurada. Por isso, não será lá a instalação do complexo. Nós temos outras alternativas”, enfatizou o secretário de Estado de Administração Penitenciária.
Outro ponto destacado pelo Coronel Nivaldo durante a transmissão foi o compromisso de que os municípios que compõem a RMS não receberão o complexo prisional, uma cobrança de Simone como presidente da RMS.
“Nenhuma cidade da Região Metropolitana (de Sorocaba) vai receber complexo prisional…então fica, para encerrar definitivamente que Itapetininga e região não serão sede de nenhum novo complexo prisional administrado pelo Governo do Estado de São Paulo”, afirmou o Secretário de Administração Penitenciária de forma categórica.
Com o término do impasse, Simone Marquetto comunicou a população sobre desfecho das tratativas. “Itapetininga e toda região, já está definido. Não teremos o complexo penitenciário em nossa cidade, na nossa região. Já contribuímos e chega. Foi tirado da lista. Obrigada, então, a todos pela compreensão. Deus abençoe a todos e obrigada mais uma vez”, concluiu aliviada.