O Senado Federal aprovou por unanimidade nesta terça-feira, dia 28, o Projeto de Lei 4943/23, que institui o Dia Nacional do Rosário da Virgem Maria, a ser celebrado em 07 de outubro de cada ano. Segue agora para sanção presidencial.
O projeto é de autoria da deputada federal Simone Marquetto (MDB-SP), que esteve presente durante toda a votação no Senado Federal. O senador Astronauta Marcos Pontes (PL-SP), destacou a importância do PL. “Eu gostaria de parabenizar a deputada Simone Marquetto e o deputado Luiz Gastão (PSD/CE) que aprovaram o projeto na Câmara e dizer que no Brasil temos um número muito grande de cristãos católicos que professam essa fé. Eu sou católico. Sou uma pessoa que gosta de falar a respeito disso também e frequento Aparecida e sem dúvida nenhuma, o dia 07 de outubro vai ser um dia muito importante para o Rosário”, disse o senador no Plenário.
Durante o dia, a matéria foi discutida na Comissão de Educação do Senado Federal sob a relatoria do senador Marcos Pontes, que aproveitou a oportunidade para fazer um requerimento de urgência de deliberação do projeto no Plenário.
Para a deputada federal Simone Marquetto, autora do Projeto de Lei, esta data irá unir todos os católicos apostólicos romanos do País e resgatar a fé. “É com o Rosário que o nosso coração se acalma ao abrir uma corrente para o espírito e se conectar com o divino. O Rosário é “arma” espiritual na luta contra o mal, contra a violência, pela paz nos corações, nas famílias, na sociedade e no mundo. Que no dia 07 de outubro de cada ano, ao meio-dia, nós, católicos, possamos juntos fazer a oração do Rosário da Virgem Maria”, salientou a deputada federal Simone Marquetto.
De acordo com o PL, é nesse dia que a Igreja Católica comemora o dia de Nossa Senhora do Rosário, que apareceu a São Domingos de Gusmão em 1208, na França, onde Maria entrega a ele um Rosário. A oração do Rosário é um pedido de Nossa Senhora em suas 16 aparições pelo mundo reconhecidas pelo Vaticano.
O Rosário contém as duas orações principais do Cristão. O Pai Nosso, ensinado por Jesus (segundo o evangelho Mateus 6, 9 – 13), e a Ave Maria (segundo o evangelho de São Lucas 1,28), que foram as palavras do anjo Gabriel e de Santa Isabel, extraídas do Evangelho de São Lucas.
No Santo Rosário, o cristão medita os mistérios da vida de Jesus Cristo. É uma oração poderosa, que santifica as famílias, liberta os cativos e converte os corações.