30 ABR 2021
REDAÇÃO
A prefeitura de Itapetininga está tornando mais inclusiva a identificação visual nas vagas de estacionamento preferenciais nas ruas da cidade.
A partir de agora, as placas de sinalização passarão a contar também com o laço colorido, indicando que a pessoa com transtorno do espectro autista (TEA) tem prioridade.
A sinalização atende ao disposto na Lei municipal 6441, que criou a Carteira Municipal de Identificação do Autista (CMIA).
Feita de peças de quebra-cabeça coloridas, a fita representa o mistério e a complexidade do autismo. É um símbolo mundial da conscientização em relação a esta patologia, muito usada principalmente no Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado em 2 de abril.
A moradora Marcia Regina é mãe de um autista e destaca a importância da sinalização.
“Nem toda deficiência é visível e com o símbolo nas placas e carteirinha em mãos fica mais prático o atendimento prioritário. O conhecimento referente a prioridade nos atendimentos para autistas vem melhorando, graças ao apoio da prefeita Simone”, enfatizou a moradora.
Para a prefeita Simone Marquetto, a inclusão do símbolo do Transtorno do Espectro Autista nas vagas preferenciais revela a necessidade do despertar da consciência de igualdade na população.
“Por se tratar de uma deficiência não visível, é muito importante haver esta sinalização nas vagas preferenciais da nossa cidade. Assim, podemos garantir que os autistas serão incluídos e será uma forma de combater o preconceito que atualmente existe”, afirmou a prefeita Simone Marquetto.








