O Sistema Detecta, programa do Governo do Estado de São Paulo de monitoramento integrado e inteligente, será implantado em Itapetininga.
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública, pasta responsável pela coordenação do programa, a implementação do sistema inteligente de segurança pública no município surge como uma importante ferramenta na prevenção e combate à criminalidade, com a instalação de equipamentos para o reconhecimento em tempo real de veículos furtados e câmeras de captação de imagens dos principais acessos a Itapetininga.
Com este sistema, qualquer veículo furtado ou roubado que transitar nesses pontos será captado pelo programa, acionando, de forma integrada, as forças de segurança.
O Detecta é um sistema integrador de informações que realiza, com celeridade, a correlação de informações para auxiliar a tomada de decisões das polícias militar, civil, técnico-científica e guardas municipais.
O objetivo é auxiliar o trabalho policial em atividades operacionais e investigativa, acessando diversos bancos de dados de diferentes instituições, compartilhando informações e imagens de locais, pessoas e veículos e promovendo ações policiais coordenadas.
Para a operacionalização do sistema na cidade está em andamento um processo licitatório para a contratação de empresa especializada que será responsável pela instalação das câmeras de segurança, suporte técnico, rede de transmissão de dados e montagem de uma Central de Monitoramento que será preparada na sede da Guarda Civil Municipal.
O aparelhamento prevê a colocação de câmeras de segurança em 20 pontos da cidade, incluindo os principais acessos ao município e em áreas de grande fluxo de pessoas.