O sommelier é um profissional extremamente importante em estabelecimentos que trabalham com vinhos. Ele é responsável pela qualidade, escolha, compra, armazenamento e prova do vinho.
Também pela criação de uma boa carta de vinhos, no caso dos restaurantes. Além de saber ler e interpretar termos técnicos, o especialista deve fazer boas recomendações aos clientes, criando propostas de harmonização com os pratos para garantir uma boa experiência.
O sommelier da Vinoteca Empório-Bar, Cláudio Alves, fala sobre os detalhes dessa profissão que reúne entendedores e amantes do vinho
Segundo ele, é comum surgirem dúvidas quando o assunto é a paixão por vinhos e os profissionais que atuam na área. Um dos questionamentos mais frequentes é sobre a diferença entre enólogo, enófilo e sommelier. “O enólogo é quem produz o vinho, quem participa do processo de colheita da uva e da fermentação para a produção de vinho. O enófilo é quem curte e gosta de estudar sobre vinho”, explica.
Já o sommelier, segundo ele, além de vender o produto também tem que encantar o cliente. “Um sommelier de vinho é uma pessoa altamente especializada em bebidas finas produzidas a partir de uvas, tornando-se uma peça-chave para o bom atendimento de clientes, seja em uma loja de bebidas, restaurantes, hotéis, entre outros estabelecimentos em que o vinho possa oferecer um destaque para degustação de quem por lá passar e consumi-lo. Ele também trabalha escrevendo sobre vinhos em jornais, revistas e blogs”, explica.
Segundo ele, o sommelier abre a garrafa e faz a percepção visual, gustativa e olfativa do vinho e deve possuir um conhecimento detalhado sobre as uvas e os outros elementos que compõem o produto. “Tem essa regrinha, precisa primeiro analisar a coloração do vinho. Aí vai no nariz, analisar se tem algum tipo de defeito, se está oxidado, estragado ou avinagrado, por exemplo. E, por último, têm a parte gustativa, colocar o vinho na boca ver se está ácido e alcoólico. Também sentir se está gostoso, doce ou seco”, explica.
Segundo ele, o sommelier estuda todas as áreas que envolvem degustação e ajudará os clientes a se sentirem confortáveis sobre essa bebida e ficarem com a impressão de terem feito a escolha certa para o momento e para sua condição financeira atual.
A relação de Cláudio Alves com o vinho começou quando ele trabalhava num Champagne Bar, em São Paulo. “Na época só existiam dois no Brasil, um dentro do Copacabana Palace e outro em São Paulo. Eu trabalhava como garçom e abria muitas garrafas especiais. A partir daí, com 23 anos, sai de Alambari e comecei a minha relação com o vinho, tive um despertar para começar o estudo das bebidas.
Em São Paulo, Cláudio Alves também trabalhou dentro do mercado de luxo em várias lojas sofisticadas e também no mercado de taças de cristal. Ele fez o curso de sommelier na Associação Brasileira dos Sommeliers (ABS- SP), um dos cursos mais importantes do Brasil e que mantém uma parceria com a Associação Italiana de Vinhos (ASI).
Vinoteca
Fruto da parceria do empresário Eduardo Almeida e do somellier Cláudio Alves, a Vinoteca é a nova casa para apreciadores de vinho em Itapetininga. “A Vinoteca é tudo o que eu pensei de negócio junto com o Eduardo, ele vem com a parte empresarial e eu dela experiência no mundo das bebidas. Nesta parceria, unimos essas duas forças e montamos a Vinoteca que vem com intuito de desmistificar o mundo dos vinhos. Considero importantíssimo, tornar o vinho um elemento popular”, finaliza.
