21 AGO 2020
REDAÇÃO
A ONG Uipa e o site Cidade Itapetininga lançam nesta sexta-feira (21) uma plataforma online de adoção de animais do abrigo. A ideia do site é servir de vitrine para os animais resgatados e ajudá-los a encontrar um lar mais rapidamente. Atualmente, a UIPA possui 305 animais no abrigo.
O lançamento ocorre durante a pandemia, num momento em que as feiras de adoções foram suspensas e as visitas presenciais no abrigo da ONG caíram por conta do risco do coronavírus.
Na plataforma, o interessado pode ver a foto e conhecer a história do animal sem sair da casa. Ao clicar em adotar, o site redireciona para o WhatsApp da instituição. Estão disponíveis para adoção cães, gatos, cavalos e jumentos que foram resgatados pela ONG.
Todos os animais estão castrados, vacinados e vermifugados e a adoção só se efetiva após uma avaliação, realizada mediante entrevista e questionário.
A presidente da UIPA, Fernanda Nery, acredita a plataforma multiplicará as chances de adoção dos animais. “O que não é visto não é lembrado. Acreditamos que o site facilitará a adoção, pois possibilita que a pessoa veja as fotos dos animais, conheça a história de cada um e tenha uma canal direto com o responsável pela adoção do abrigo”, afirma.

Para Mary Barros, gerente de negócios do site Cidade Itapetininga, a plataforma é uma forma de ajudar os animais abrigados a encontrarem uma segunda chance. “A plataforma aumenta a visibilidade nessa época de distanciamento social. A ideia é a ajudar as família a encontrarem um amigo animal e também dar uma segunda chance para esses animais que já sofreram muito”, diz.
Adoção
Para quem vai adotar um animal, existem alguns procedimentos que devem ser seguidos. “Acreditamos que a primeira coisa que deve ser levada em conta seja amor e principalmente que todos as pessoas da casa estejam em comum acordo para abrigar o animal. Também verificamos o local onde o animal vai ficar, se tem cobertura para sol e chuva, se vai ficar dentro ou fora e se não há risco de fuga”, diz Fernanda Nery, presidente da UIPA.
