Os vereador Zé da Escola (MDB) e Marina Nalesso (MDB), por meio de requerimento, solicitaram à Prefeitura de Itapetininga estudo para restauração e também ao Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephat) para tombamento do prédio “”Solar Ananiza Rezende”, localizado na rua Quintino Bocaiúva.
Segundo o vereador, Itapetininga possui diversos imóveis e demais edificações antigas, com relevante valor histórico, e recentemente foi dado início – pelos proprietários – ao processo de demolição do imóvel do Bairro Porto Velho. “As demolições de imóveis antigos geram grande comoção, visto o valor histórico e cultural de cada parede derrubada”, afirma o vereador.

Segundo ele, a centenária edificação “Solar Ananiza Rezende”, localizado na Rua Quintino Bocaiuva, se encontra em total estado de abandono. “É um imóvel muito importante para o município de Itapetininga, visto seu valor histórico e cultural”, afirma.
O “Solar Ananiza Rezende” representa um marco histórico no desenvolvimento da cidade e foi residência de uma das primeiras famílias italianas que se estabeleceram em Itapetininga”, diz Marina Nalesso

Teve influente participação no desenvolvimento do município de Itapetininga, visto que durante a Revolução de 1932, foi espaço para realização de reuniões do Batalhão 14 de Julho. Também, foi um espaço que serviu como hospedagem para políticos da República Velha, como por exemplo os governadores do Estado Jorge Tibiriçá e Júlio Prestes de Albuquerque. Na parte inferior da edificação, funcionava também um grande armazém, o qual muitos viajantes visitavam.









