Ter uma piscina em casa é o sonho de muitas pessoas, proporcionando momentos de lazer, relaxamento e diversão para toda a família. No entanto, escolher a piscina certa requer cuidado e atenção. O empresário Thiago Pinheiro, proprietário da loja Mais Piscinas, explica os principais pontos a serem considerados ao tomar essa decisão importante.
Estabelecer um orçamento claro antes de começar a procurar piscinas é o primeiro passo. “Primeiramente o investimento que está disposto a fazer, pois existem muitas opções de piscinas e acessórios no mercado”, explica Thiago.
Antes de começar a procurar a piscina dos seus sonhos, avalie o espaço disponível em seu quintal. A loja especializada em piscinas realiza estudos para definir a área mais adequada. “Com relação ao espaço, fazemos um estudo e projeto 3D para ter uma visualização de como ficaria a piscina pronta e avaliar qual a necessidade do espaço ao redor dela”, afirma Thiago.
Segundo ele, as piscinas estão disponíveis em uma variedade de materiais. “Temos as piscinas de vinil que é feita toda uma estrutura de alvenaria e revestida com polímero de cloreto de vinila (revestimento vinílico), temos as tradicionais piscinas de fibra e as piscinas de pastilha (azulejos) que exige uma estrutura e construção mais reforçada que as demais, claro que isso gera um investimento maior”, afirma.
A posição geográfica também deve ser levada em conta. “Antes de instalar uma piscina, precisamos avaliar o local, como posição que pega mais sol, verificar os meios de aquecimento disponível para essa piscina e apresentar ao cliente pois em regiões frias como Itapetininga, onde a água sempre está “gelada” é interessante já construir uma piscina pensando em aquecer a mesma”, explica o empresário.
É possível integrar a piscina ao design paisagístico da casa. “Nesse caso há um trabalho conjunto entre a loja que vai construir a piscina e o arquiteto(a) da cliente para definir os detalhes de desenho da piscina e paisagismo ao redor. Geralmente a loja já apresenta ao cliente as opções e em conversa com o mesmo já sente as suas necessidades e gostos, aí tudo é desenvolvido junto ao projeto de construção da piscina, sendo que alguns acessórios como escadas, cascatas, ozônio podem ser instalados posteriormente.
O ideal, segundo Thiago Pinheiro, é contratar uma loja especializada e com referências de mercado, para fazer todo o estudo de solo, estrutura e executar os trabalhos de forma segura. Os proprietários também devem considerar os custos adicionais associados à instalação e manutenção da piscina. “Terão um pequeno aumento na conta de energia devido ao motor da piscina funcionar diariamente e um custo de produtos químicos que se seguir os tratamentos recomendados por uma loja especializada, não é tão relevante.