As degustações de vinhos atualmente são inovadoras, criativas, interessantes, e claro e podem ser muito divertidas. Segundo o sommelier Claudio Alves, da Vinoteca, uma ótima ideia é organizar uma sequência de vinhos com os amigos. O ideal é que a degustação ocorra antes durante uma refeição, como almoço e jantar, por exemplo, com variadas combinações. “Seria um desafio legal a pessoa comprar um rótulo com os amigos para ser servido com comidinhas e para testar a harmonização”, diz.
Fazer uma degustação de vinhos é muito interessante e agradável, além de ser um ótimo motivo festivo para conhecer mais o universo do vinho. Segundo ele ,uma ideia é cada amigo levar uma garrafa de vinho que tiver em casa durante o encontro. Esta opção é uma das mais divertidas e econômicas. “Temos a possibilidade de vinhos brancos, espumantes, rosés, tintos e sobremesa”, diz o sommelier.
O ideal, segundo ele, é começar com espumantes. “Pode ser servidos com comidas de entrada mais leves, friturinhas, saladas ou peixes. O próximo na sequência é o vinho branco que também pode ser harmonizado facilmente com as entradas. Se houver um rosé na mesa, pode ser servido com massas. ”Os rosés harmonizam com massas, molho branco ou durante uma rodada com sabores diferentes de pizza”, afirma Claudio Alves.
Na sequência, podem ser servidos os tintos. “É um vinho mais encorpado e forte que harmoniza com comida mais gordurosa, como carnes. Segundo ele, a sequência pode ser finalizada com os vinhos de sobremesa. “Como vinhos do Porto ou os sauternes, que possuem teor alcoólico mais elevados, são doces e acompanham facilmente a sobremesa.
Vinoteca
A ‘Vinoteca – Empório Bar tem o conceito de um Wine Bar, um espaço gastronômico que surge com uma proposta diferenciada em Itapetininga. A Vinoteca fica na avenida Francisco Válio, n° 580. A empresa é fruto da parceria do empresário Eduardo Almeida e do sommelier Claudio Alves