A Câmara Municipal de Itapetininga concedeu o título de Cidadão Itapetiningano ao farmacêutico, empresário e pioneiro no ramo de laboratório de análises clínicas na cidade e proprietário do Laboratório Paulista, Silvio Sacchi. A homenagem foi uma iniciativa do vereador Etson Brun (Cidadania) na última quinta-feira (19).
Silvio Sacchi nasceu em 1942, na cidade de Curitiba, filho dos imigrantes italianos Emani Sacchi e Gentil Olinda Carraro Sacchi.Neto de Abraão Sacco, que registrou seus filhos no Brasil e, por um erro datilográfico, originou o sobrenome Sacchi.
Aos 12 anos de idade, Silvio saiu de Curitiba aos 12 anos para trabalhar na farmácia de sua irmã em Apiaí. Nesta época, descobriu seu interesse pela área, atuando como assistente dos médicos por fazendas e sítios da região.
Aos 18 anos, a pedido desses médicos, Silvio Sacchi iniciou estágio no Instituto Adolfo Lutz em Itapetininga, onde aprendeu com a ajuda do diretor da época, o Dr. Placo. Começou a execução de alguns exames básicos em Apiaí e, sob a supervisão dos médicos, foi montando um laboratório, simples, porém importante para fechar alguns diagnósticos.
Nesta época, Silvio Sacchi já fazia alguns exames como parasitologia, urinálise, exames de bioquímica e outros exames mais básicos. Ele sempre recorda e conta nas reuniões de família e amigos que os exames de gravidez eram feitos em sapos através do teste de Gali Mainini. Ele pagava por sapo e para os meninos os caçarem para manter seu sapario em dia.
Querendo aprender mais, Silvio Sacchi veio morar em Itapetininga com a sua avó e iniciou seus estudos na USP, em São Paulo. Ele ia e voltava todos os dias da faculdade e concomitantemente começou a trabalhar, tornando-se sócio de um laboratório.
Silvio acabou se formando em farmácia. Em 1979, conheceu a sua esposa Claudete, com quem fez planos e realizou sonhos. Ela sempre foi sua grande parceira e incentivadora. Determinada, sempre apoiou suas escolhas, cuidou, prosperou e administrou todos os projetos que tinham enquanto casal.
Foi com ela que Silvio teve três filhos: Renata, Joyce e Júnior, que hoje juntos e unidos gerenciam o Laboratório Paulista. O tempo passou, e agora, depois de uma linda trajetória pessoal e profissional,
Silvio está descansando, curtindo seus filhos e netos, viajando, pescando e cuidando do rancho que ele tanto ama.