Por Mais Piscinas
Com a chegada do verão, muitas famílias buscam alívio nas águas cristalinas de suas piscinas. No entanto, para garantir uma experiência refrescante e saudável, é essencial adotar cuidados específicos com a limpeza e manutenção. Afinal, a água impecável é o segredo para momentos de lazer inesquecíveis.
Manter o equilíbrio do pH é fundamental para a saúde e para a eficácia dos produtos químicos utilizados.”Controle semanal da alcalinidade e ph da água da piscina, filtração da água de no mínimo 6 horas por dia e clorar a água diariamente”, afirma Thiago Pinheiro, proprietário da loja Mais Piscinas em Itapetininga. Segundo ele, é essencial manter os parâmetros citados acima para evitar inúmeras doenças, alergias e até mesmo proliferação do mosquito da dengue.
Segundo ele, a fácil turbidez da água, a instabilidade do ph e alcalinidade, até mesmo coceiras e ardência após o uso da piscina são sinais de que a água precisa de tratamento. “Tudo começa pela análise e correção dos parâmetros da água da piscina, ducha dos banhistas antes de entrar na água, filtração diária de no mínimo 6 horas, manutenção preventiva dos equipamentos da piscina (filtro e motobomba)”, explica.
Com as temperaturas elevadas, segundo ele, o cloro e demais produtos para tratamento tendem a durar menos tempo na água, pois evaporam com o excesso de calor. “Em caso de piscinas aquecidas, essa evaporação tende a ser ainda maior, por isso recomendamos o aumento na dosagem dos produtos e cloração diária da água da piscina”,afirma.
Ele também dá dicas para proteger a piscina de danos causados pelo sol intenso. “Manter a água da piscina nivelada, filtrar a água todos os dias, tirar o excesso de protetor solar do corpo antes de entrar na água da piscina (ducha) pois aquele óleo que fica na superfície pode manchar a piscina”, explica.
Para a limpeza das piscinas existem alternativas mais sustentáveis. “Hoje em dia podemos citar a utilização do tratamento com ozônio (o3) em águas de piscinas, combatendo diretamente a cloramina que é a reação do cloro com materiais orgânicos presentes na água, garantindo uma água pura e limpa através de um método ecologicamente correto”, explica.
Segurança
Além da limpeza da piscina, outras recomendações são muito importantes. “Sempre recomendamos evitar o uso de materiais pontiagudos ou cortantes próximo a piscina, brincadeiras como empurrões ou agarramentos para jogar alguém na piscina, saltos acrobáticos sem preparos ou segurança entre outras coisas que podem resultar em acidentes ou até mesmo afogamentos”, afirma o empresário Thiago.
Falando em segurança, principalmente quando se trata de crianças ou pets, segundo ele, o equipamento mais seguro seria a cerca de proteção, pois com a mesma você não perde a visibilidade da piscina, como acontece com o uso de capas. “Para finalizar, recomendamos nessa onda de calor a hidratação (beber bastante água), usar protetor solar (remover o excesso para entrar na piscina), tomar muito cuidado com o sol das 10 às 17h pois é o auge da incidência solar, no caso de crianças a maior dica de todas é matricular a mesma em aulas de natação”, diz Thiago.
Ao seguir essas práticas, os proprietários de piscinas podem desfrutar de um verão tranquilo e revitalizante, garantindo que suas piscinas permaneçam como refúgios refrescantes para toda a família.