A um mês para o Carnaval, a escola Aristocratas Samba e Cultura inicia os ensaios a partir desta sexta-feira (12). A agremiação ensaiará semanalmente de terça a sexta-feira a partir das 20h, no Barracão da Vila Santana, localizada na Rua Milton Geofredo Ferriche Ponci, ao lado do campo.
A escola de samba Aristocratas do Samba celebra 69anos de existência. Nasceu em 1954, como um bloco chamado Escurinhos da Cidade. Por volta dos anos 80 quando a comunidade empoderou-se das questões raciais e percebeu as conotações racistas no antigo nome, passou a se chamar Aristocratas do Samba e Cultura.
A escola tem a sua história ligada à cultura do carnaval e ao fortalecimento da cultura negra. Nascido no seio de um dos mais tradicionais bairros da cidade, a vila Santana, a agremiação foi fundada por Durvalino de Toledo, Therezinha Dos Santos Reis, Aldo Silva Luz e outros.
No início, os integrantes eram apenas pertencentes à comunidade negra, não possuíam instrumentos para todos integrantes e surgia a improvisação. Para completar a bateria, eram feitos instrumentos com botijões de gás adaptados em carrinhos de rolimã, latas e outros.