A exposição “Frida Kahlo – Uma mulher à frente do seu tempo” estará aberta à visitação em Itapetininga a partir de quinta-feira (24), na Biblioteca Municipal “Dr. Júlio Prestes de Albuquerque”, à rua Campos Salles, 175, no Centro.
A exposição ficará disponível até o dia 30 de setembro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h, e aos sábados, das 9h às 12h. A mostra chega a Itapetininga depois de passar por diversos espaços na cidade de Sorocaba.
Ao todo, 30 artistas apresentam obras, entre pinturas e esculturas, inspiradas na vida, obra e legado da pintora mexicana Frida Kahlo. A curadoria é da curadora de arte e produtora cultural Maria Vieira.
Na abertura da exposição, na quinta-feira (24), às 19h, haverá um coquetel aberto ao público com a presença da curadora de arte Maria Vieira.
Mais informações: (15) 3272-3265 e Whatsapp (15) 99825-6949, de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h e aos sábados, das 9h às 12h.
Quem foi Frida Kahlo
Frida Kahlo, nascida Magdalena Carmen Frida Kahlo y Calderón, foi uma artista mexicana internacionalmente reconhecida por suas pinturas, sobretudo seus autorretratos. Ela também chamava atenção por suas roupas folclóricas, fruto de seu apego pela cultura mexicana, além de ser algo visto como uma forma de esconder as deformidades que ela carregava em seu corpo por conta da poliomielite e de um grave acidente em sua juventude, com sequelas que carregou durante toda sua vida.
Classificada como surrealista ou realista fantasiosa, casou-se com o também artista Diego Rivera, com quem teve um matrimônio tumultuado.
Suas obras retratam seu sofrimento físico e trazem influências do surrealismo e o realismo. Elas trazem referências ao aborto, ideias feministas e religiosas.
Faleceu em 1954, vítima de uma embolia pulmonar, embora alguns pesquisadores acreditem na hipótese de suicídio.