12 de maio de 2025
Sem resultado
Ver todos os resultados
ANUNCIE
  • Home
  • Cidade
  • Economia
  • Política
  • Região
  • Conteúdo Especial
  • Vida e Estilo
  • Home
  • Cidade
  • Economia
  • Política
  • Região
  • Conteúdo Especial
  • Vida e Estilo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Jornal Cidade Itapetininga
Sem resultado
Ver todos os resultados
PUBLICIDADE

Itapetiningano Teddy Vieira completaria 100 anos hoje

23 de dezembro de 2022
Teddy Vieira de Azevedo nasceu em Itapetininga, em 23 de dezembro de 1922.(Reprodução/Internet)

Teddy Vieira de Azevedo nasceu em Itapetininga, em 23 de dezembro de 1922.(Reprodução/Internet)

Facebook TwitterWhatsappTelegram

O compositor itapetiningano Teddy Vieira completaria 100 anos nesta sexta-feira (23). É considerado um dos compositores mais famosos do Brasil, tendo deixado mais de 200 composições gravadas. Sem dúvidas a sua principal obra foi o menino da porteira, sendo um sucesso sertanejo regravado inúmeras vezes. Ele morreu em em 16 de dezembro de 1965, junto ao seu último parceiro de músicas, Lauripio Pedroso e mais cinco pessoas, em um trágico acidente na Rodovia Raposo Tavares em Itapetininga.

Teddy Vieira de Azevedo nasceu em Itapetininga, em 23 de dezembro de 1922.
Considerado um dos mais bem-sucedidos compositores caipiras. Ao terminar o curso primário, em sua cidade natal, transferiu-se para São Paulo. Aos 18 anos escrevia versos caipiras e em 1948 teve suas duas primeiras músicas gravadas, pela dupla Mineiro e Manduzinho: “Preto de Alma Branca” (parceria com Lauripe Pedroso) e “João-de-Barro” (parceria com Muibo Cury), em etiqueta particular. 

“João-de-Barro” teve inúmeras regravações, algumas de um grande sucesso (como a de Sérgio Reis, em 1974, pela RCA). O cururu “O Menino da Porteira” (de Teddy Vieira e Luizinho), um dos clássicos caipiras, foi gravado por Luizinho, Limeira e Zezinha em 1955 na RCA Víctor. Essa gravação consagrou-o como compositor.


Teddy Vieira era sub-tenente do Exército, da Reserva, e nas horas vagas, compunha aquelas modas-de-viola, cururus, toadas e ritmos que marcaram sua passagem por este mundo.


Em 1956 Teddy Vieira passou a ser diretor-sertanejo da Colúmbia, depois CBS, criando então a dupla caipira Tião Carreiro e Pardinho, que obteve rápido sucesso com “Cavaleiros de Bom Jesus” (de Teddy Vieira, João Alves e Nhô Silva). No mesmo ano, Moreno e Moreninho gravaram na Colúmbia, o cururu “Treze de Maio” (de Teddy Vieira, Riachão e Riachinho). Ainda em 1956 lançou em discos a dupla Zico e Zeca, com composições que marcaram época, como “A Enxada e a Caneta” (parceria com Capitão Barduíno).

Em 1958 Teddy Vieira mudou para a Chantecler, com o cargo de assessor do diretor artístico da gravadora (que era o Palmeira). Em 1962, após a saída de Palmeira da Chantecler, Teddy trabalhava como assistente artístico. Contudo, não deixou de compor, e suas músicas continuavam sendo grandes sucessos. Em 1964, por exemplo, “Bandeireiro do Divino” (feita em parceria com Alves Lima), gravada por Tonico e Tinoco, foi um dos maiores sucessos da gravadora.


Foi indiscutivelmente, em seu tempo, o maior nome da composição sertaneja. Até hoje, suas músicas são muito executadas e continuam fazendo sucesso, como é o caso de “O Menino da Porteira” e “João-de-Barro”.
Em 1957 casou-se com América Risso e deste casamento nasceu seu único filho, Teddy Vieira de Azevedo Filho.

Teddy Vieira nasceu em Itapetininga, mas seu lugar preferido era Buri, onde ia descansar e fazer suas caçadas e pescarias. E foi numa dessas viagens à Buri, que Teddy veio a perder a vida em 16 de dezembro de 1965 num trágico acidente automobilístico. Também vieram a perder a vida neste acidente o cantor Paulo Queiroz, e Lauripes Pedroso que fazia parte da dupla Irmãos Divino.


Teddy Vieira colaborou decisivamente para o surgimento de muitos artistas sertanejos como Leôncio e Leonel, Zico e Zeca, Liu e Léu, Vieira e Vieirinha, Sulino e Marrueiro, Mineiro e Manduzinho, Zilo e Zalo, Waldomiro e Waldemar, entre outros.


Ajudou também muitos compositores, encaixando suas músicas, como Lourival dos Santos, Carreirinho, Luiz de Castro, Benedito Seviero, Sebastião Víctor, Roque José de Almeida e Nelson Gomes.

Relacionadas

SESI Itapetininga recebe exposição ‘Reflexos do Inimaginável: através do vidro tudo acontece’

por Cidade Itapetininga
26 de março de 2025
Da Artista Debora Muszkat, a exposição traz obras lúdicas criadas a partir de vidro reutilizado. (Divulgação)

A exposição “Reflexos do Inimaginável: através do vidro tudo acontece”, da artista Debora Muszkat, chega ao SESI Itapetininga na sexta-feira,...

Ler maisDetails

Espetáculo circense com acessibilidade será apresentado em Itapetininga neste fim de semana

por Cidade Itapetininga
21 de março de 2025
Espetáculo FJALLA: Segunda Parte, O Vulcão. (Dviulgação)

A Multifoco Companhia de Teatro apresenta FJALLA: Segunda Parte, O Vulcão, um espetáculo circense que será exibido nos dias 21,...

Ler maisDetails

Saiba como reservar ingresso para o show gratuito de Alceu Valença em Itapetininga

por Cidade Itapetininga
21 de março de 2025
Alceu Valença. (Divulgação)

O SESI Itapetininga recebe, no dia 04 de abril, o cantor Alceu Valença, com o show “Alceu Dispor”. A apresentação...

Ler maisDetails

Alceu Valença abre a programação de shows do SESI Itapetininga em 2025

por Cidade Itapetininga
21 de março de 2025
Alceu Valença (Divulgação)

O SESI Itapetininga inicia sua temporada de shows externos com um nome de peso da música brasileira: Alceu Valença. O cantor...

Ler maisDetails

Itapetininga tem inscrições abertas para curso gratuito de Teatro Literário para crianças e adolescentes

por Cidade Itapetininga
18 de março de 2025
O curso é exclusivo para crianças e adolescentes de 8 a 14 anos. (Divulgação)

A Secretaria de Cultura e Turismo de Itapetininga está com inscrições abertas para o Curso de Teatro Literário, exclusivo para...

Ler maisDetails
Ver mais

LEIA O JORNAL CIDADE +

© 2022 Cidade Itapetininga. Todos os direitos reservados.

{rtf1ansiansicpg1252cocoartf2821 cocoatextscaling0cocoaplatform0{fonttblf0fnilfcharset0 HelveticaNeue;} {colortbl;red255green255blue255;red255green255blue255;red29green33blue46;} {*expandedcolortbl;;cssrgbc100000c100000c100000;cssrgbc14902c17647c23529;} paperw11900paperh16840margl1440margr1440vieww13520viewh14440viewkind0 deftab720 pardpardeftab720partightenfactor0 f0fs26 cf2 cb3 expnd0expndtw0kerning0 outl0strokewidth0 strokec2
}
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Cidade
  • Política
  • Economia
  • Conteúdo Especial
  • Esportes
  • Região
  • Cultura

© 2022 Cidade Itapetininga. Todos os direitos reservados.