Para promover a equidade de gênero, reforçando seu compromisso com a diversidade e inclusão, a CPFL Santa Cruz realizou na terça-feira, 31, a formatura do curso gratuito de Formação de Eletricistas de Rede de Distribuição, em parceria com a ETEC – FAT de Itapetininga. Essa é a primeira escola de eletricistas exclusiva para mulheres oferecida pela distribuidora.
A ação capacitou 16 novas eletricistas mulheres que buscam qualificação técnica para trabalhar no setor elétrico, em áreas como: construção civil, indústria, comércio e serviços, promovendo a inclusão feminina em um segmento, predominantemente masculino.
O curso teve duração média de 3 meses e foi ministrado por profissionais altamente capacitados e experientes no mercado de trabalho. Nas aulas, as alunas tiveram a oportunidade de serem treinadas para a instalação e manutenção de sistemas elétricos, além de aprender sobre segurança no trabalho.
“A formatura da primeira Escola de Eletricistas para Mulheres da CPFL Santa Cruz é um marco não apenas para nossa empresa, mas para vida profissional dessas mulheres também. Temos orgulho de capacitar e fazer parte do sonho dessas eletricistas”, comenta Carlos Zamboni Neto, presidente da CPFL Santa Cruz.
Jalene Alves é uma das alunas formadas pela CPFL Santa Cruz na primeira turma exclusiva de mulheres. “Sempre ouvia o carro da CPFL trabalhando, mas achava que não era para mim, eram só homens. Quando descobri o curso, não podia perder a oportunidade. Passei no processo seletivo e ao longo das aulas senti que ali era o meu lugar. Quero seguir carreira na redistribuição, exercer a função de eletricista é um sonho”, conta.
Para Jaqueline Nolasco, primeira eletricista mulher da Santa Cruz trabalhar como eletricista já é uma realidade. “Me formei há quatro anos em uma turma mista, formada por homens e mulheres. Vi no curso uma oportunidade e hoje, amo minha profissão”, pontua.
Diversidade em campo
A Escola de Eletricistas é uma das ações do CPFL + Diversa, programa da CPFL que busca organizar e orientar as ações da companhia na busca pela diversidade, equidade e inclusão. Desde o início do programa, o Grupo CPFL já formou sete turmas só para mulheres em outras distribuidoras do grupo.
“Buscamos maior representatividade feminina em diversos cargos, com voz ativa, inúmeras oportunidades e respeito. Assim como a escola de eletricistas, temos várias iniciativas para sustentar esse objetivo e contribuir para o alcance do Plano ESG 2030 da companhia, como programas de aceleração do desenvolvimento de mulheres, ações de apoio aos cuidados e às necessidades da criança de forma responsiva e afetiva, como a adesão à Empresa Cidadã, implementação das salas de acolhimento a lactantes, além das ações de conscientização e quebra de estereótipos relacionados a gênero”, explica Zamboni.
Sobre a CPFL Energia
A CPFL Energia atua no setor elétrico nos segmentos de distribuição, geração, transmissão, comercialização e serviços. O Grupo faz parte da State Grid, estatal chinesa que é a segunda maior organização empresarial do mundo e a maior empresa de energia elétrica, atendendo 88% do território chinês. Em 2022 a companhia completou 110 anos mostrando que está pronta para os desafios do futuro.
Focada em uma forma mais sustentável de produzir energia, tem na CPFL Renováveis uma das maiores empresas de geração da América Latina a partir de fontes alternativas, com um portfólio baseado em fontes limpas como grandes hidrelétricas, usinas eólicas, térmicas a biomassa, Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCH) e usina solar. Em geração, é a terceira maior agente privada do País, com capacidade instalada de 4.303 MW.
Com 14% de participação, a CPFL Energia é uma das maiores empresas no mercado de distribuição, totalizando mais de 10 milhões de clientes em 687 cidades, entre os estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná. Na comercialização, é uma das líderes no mercado livre, com participação de mercado de 4%. É líder na comercialização de energia incentivada para clientes livres entre as comercializadoras.
A CPFL Energia possui ações listadas no Novo Mercado da B3. O Grupo também ocupa posição de destaque em arte e cultura, entre os maiores investidores brasileiros, por meio do Instituto CPFL.