Para oferecer apoio aos(às) colaboradores(as) na maternidade e paternidade, a Suzano, referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, desenvolve o Programa de Parentalidade. A iniciativa tem como objetivo humanizar ainda mais essa etapa tão importante da vida e tornar o acolhimento das pessoas um momento memorável. Para isso, o programa conta com uma série de ações especiais que aproximam o cuidado com a família do dia a dia da empresa.
“Na Suzano, temos o direcionar que diz ‘só é bom para nós se for bom para o mundo’ e isso inclui a humanização de processos e acolhimento das pessoas nesse momento tão especial e transformador, que é a chegada de um filho ou uma filha. O Programa de Parentalidade Suzano foi criado para possibilitar essa rede de apoio para colaboradores e colaboradoras, e essa é a forma mais humana de renovar a vida”, afirma Aline Carvalho, gerente de Gente e Gestão da Suzano.
Essa cultura fortalece a retomada ao trabalho e ameniza as mudanças que possam ser sentidas na rotina. Como integrante do programa Empresa Cidadã, a licença-maternidade, obrigatória por lei em 120 dias, na Suzano pode ser estendida até 180 dias e a licença-paternidade é de 20 dias, incentivando as figuras parentais a vivenciarem integralmente o período de licença com a família.
Mila Liparize de Oliveira, consultora de Excelência Operacional Florestal na Suzano, é mãe do José Pedro de 1 ano e cinco meses. “Ele é meu primeiro filho e ao descobrir a gravidez surgiram muitas inseguranças, principalmente em como eu iria equilibrar tantas funções: mãe, profissional, esposa, dona de casa e mulher. A carga feminina é muito pesada. Por isso, quando eu voltei a trabalhar depois da licença-maternidade, o ‘Mãe Amiga’ foi fundamental para o meu empoderamento de seguir com mais afinco e dedicação a todos os aspectos da minha vida que eu considero importante, como: o trabalho”, explica ela.
No programa Mãe Amiga, que integra essa iniciativa de parentalidade, colaboradoras mais experientes, que já passaram pela vivência de retornar ao trabalho após o fim da licença-maternidade, acolhem as colegas em processo de transição. Com essa palavra amiga, a adaptação ao mercado de trabalho é feita de forma mais humanizada. Durante 60 dias, as novas mamães são acompanhadas em ações que amenizam a ansiedade e qualquer outra reação gerada pelo distanciamento do bebê.
Carla Tatiane Gugliermorni de Souza, coordenadora de Cultura de Tecidos do Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento da Suzano, faz parte do Programa Mãe Amiga desde o início do projeto em 2022. A coordenadora conta que, ao saber que a parentalidade era um dos propósitos do Programa, se candidatou. “Poder acolher as mães após o período da licença maternidade é maravilhoso. Com o ‘Mãe Amiga’, nós mostramos a elas o quanto estávamos na expectativa de recebê-las de volta ao ambiente profissional, trocamos experiências e oferecemos todo o acolhimento necessário, pois ser mãe é algo transformador”, finaliza Carla, mãe de Júlia de seis anos e Lucas de dois.
Além disso, as famílias na Suzano ainda contam com outra iniciativa que integra o Programa de Parentalidade da empresa: o Programa Bebê Saudável, que tem como objetivo oferecer às gestantes acompanhamento completo com equipe multidisciplinar que irão guiar as famílias durante todos os passos da gestação e no pós-parto. São enfermeiros(as) obstetras, psicólogos(as), nutricionistas e outros profissionais de saúde que fornecerão orientações para manterem a qualidade de vida nessa fase tão importante.
“Na Suzano, nossa preocupação com a família de nossos colaboradores e nossas colaboradoras se inicia nos primeiros passos da nova jornada, desde o começo com o Programa Bebê Saudável até a última etapa, que é o retorno humanizado ao ambiente de trabalho”, complementa Aline Carvalho.
Sobre a Suzano
A Suzano é a maior produtora mundial de celulose, uma das maiores produtoras de papel da América Latina e referência no desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras de origem renovável. Os produtos da companhia, que fazem parte da vida de mais de 2 bilhões de pessoas e abastecem mais de 100 países, incluem celulose, papéis para imprimir e escrever, canudos e copos de papel, embalagens de papel, absorventes higiênicos e papel higiênico, entre outros. A Suzano é guiada pelo propósito de ‘Renovar a vida a partir da árvore’. A inovabilidade, a busca da sustentabilidade por meio da inovação, orienta o trabalho da companhia no enfrentamento dos desafios da sociedade. Com 99 anos de história, a empresa tem ações negociadas nas bolsas do Brasil (SUZB3) e dos Estados Unidos (SUZ). Saiba mais em: suzano.com.br .