03 MAR 2021
GABRIELA COUTO
Com a crise que o Brasil enfrenta, devido a pandemia da Covid-19, o índice de desemprego aumentou e a busca por uma vaga está cada vez mais concorrida. O site Cidade Itapetininga conversou com Sueli Souza, docente da área de Recursos Humanos do Senac Itapetinga para dar dicas de como montar um bom currículo e se destacar na hora da busca por emprego.
De acordo com a docente, o currículo é o primeiro contato com a empresa e por isso é fundamental o candidato se atentar ao que está sendo solicitado pela empresa. “Um exemplo tem relação à foto, pois se há essa solicitação, um currículo sem foto, consequentemente, será eliminado na primeira triagem. A foto deverá ter boa resolução, de rosto, formal e roupa estilo social”, recomenda a profissional de RH.
Ela explica que um currículo atraente e bem aceito é aquele feito com objetividade, clareza, organização e escrito com a gramática adequada. Além disso, o mais importante é que contenha informações verdadeiras. “o ideal é elaborar um currículo para cada empresa, para melhorar o alinhamento de informações e para conseguir atender o que determinada empresa está solicitando”, explica..
A docente explica que algumas empresas da cidade ainda recebem o currículo impresso de papel, outras por e-mail, mas muitas empresas já estão adotando há algum tempo o sistema de cadastro dos currículos via site, ou seja, o currículo digital.
“Neste caso, o candidato interessado às vagas da empresa, entra no site da mesma, localiza links do tipo: trabalhe conosco ou venha fazer parte de nossa equipe, e preenche seus dados diretamente no site para concorrer às vagas daquela empresa”, conta Sueli.
Ela lembra que, após a triagem dos currículos, a próxima etapa de avaliação de muitas empresas é a análise do perfil nas redes sociais. “É importante cuidar dos conteúdos postados, curtidos e compartilhados nas redes sociais”, diz.
E para encerrar, a profissional de RH separou algumas sugestões sobre como deve ser o conteúdo de um bom currículo, que são elas:
- DADOS PESSOAIS: como nome e endereço completo, telefone, e-mail, perfil nas redes sociais, idade, carteira de habilitação com categoria.
- OBJETIVO PROFISSIONAL: o que o candidato almeja em termos de atuação profissional na empresa.
- FORMAÇÃO ESCOLAR (NÍVEL MÉDIO) OU ACADÊMICA (para quem já está no nível superior de ensino):
Nome do Curso (o que você está estudando)
Nome da Instituição de ensino (nome da faculdade, curso técnico, ensino médio)
Semestre ou ano em que está no momento e previsão de conclusão
-SUMÁRIO DAS EXPERIÊNCIAS PROFISSIONAIS – (as três últimas experiências profissionais, da mais recente para a mais antiga).
• Nome da Empresa
• Período (mês/ano)
• Cargo
• Atividades: quais as funções executadas
- CURSOS DE APRIMORAMENTO PROFISSIONAL
(Descreva os cursos realizados que sejam relevantes ao currículo, alinhados às suas experiências profissionais.
Ex: Nome do Curso / Nome da Instituição / Carga horária total , mês e ano de conclusão).
-ATIVIDADES EXTRA-CURRICULARES
(Trabalhos voluntários que você realiza ou que já realizou. Coloque o tipo de trabalho voluntário, nome do local – ONG, instituição – e período que você realizou o trabalho ou quando começou). Trabalhos, projetos e pesquisas relevantes realizados na escola.
Para quem não tem experiência de trabalho ainda, pode colocar em OBJETIVO PROFISSIONAL: em busca da primeira oportunidade de trabalho.