A Feira do Produtor Rural de Itapetininga é uma ótima oportunidade para os produtores do campo de empreender e comercializar seus produtos de forma direta aos consumidores.
Idealizado pela Sistema Faesp/Senar pelo convenio com o Sindicato Rural de Itapetininga e apoio da Prefeitura Municipal de Itapetininga em 2019, foi formada a primeira turma com o objetivo de melhorar a relação de oferta e procura de produtos.
Desde então o programa foi concluído por mais de 20 pessoas que aprenderam sobre valorização do trabalho e dos produtos, permitindo assim a troca de experiências com seus clientes.
Com espaço e vários estandes padronizados confeccionados pelos produtores rurais e montados de forma criativa para aqueles clientes que buscam qualidade e variedade em um só lugar.
O produtor rural Daniel Nache formado no programa Feira do Produtor de Itapetininga conta que sempre teve vontade de fazer o curso. “Eu já era feirante antes da Feira do Produtor, mas com o conhecimento que eu adquirir eu consegui melhorar a organização e a higienização da minha banca, coisas que eu não tinha noção e aprendi no programa”.
Nache comenta que mesmo o curso sendo longo ele foi adaptado para o produtor rural. “Além de tudo foi bem flexível os horários e os dias das aulas, assim conseguimos adaptar com o trabalho no campo, sem contar o que aprendemos nas aulas e com os próprios companheiros sempre mostrando como levar o que produzimos para fora da propriedade”.
O produtor rural fala que participar do programa marcou a vida dele como produtor rural. “Às vezes achamos que só porque produzimos sabemos de tudo sobre o alimento, mas não é bem assim, precisamos dar segurança alimentar para as pessoas e tudo isso eu comecei a perceber através dos módulos do programa”.
Nache fala com orgulho de ser feirante e de participar da Feira do Produtor Rural de Itapetininga. “Nós chegamos nos locais onde tem a feira com muita alegria e satisfação, pois sabemos que as pessoas que vão até lá estão em busca de qualidade e de produtos frescos. E para nós é uma grande satisfação pois somos tão bem recebidos pela população que acabou virando lazer, largamos a enxada no campo e nos divertimos no trabalho na cidade”.