Dentro do programa Parada Jovem, a Secretaria de Promoção Social de Itapetininga desenvolve o “Parada Científica”, projeto que leva as ciências naturais para o cotidiano das crianças e adolescentes. Através de atividades práticas e dinâmicas, elas aprendem de forma lúdica sobre diversos experimentos e como eles estão presentes em suas vidas.
Conforme os organizadores do projeto, são construídas experiências de baixo custo, permitindo assim o acesso a todo tipo de público. Conforme o planejamento da Secretaria, a intenção é promover a popularização das pesquisas, em que os alunos podem realizar atividades de forma simples no dia a dia, e assim percebendo que a ciência faz parte da vida.
De acordo com a Secretária de Promoção Social, Soraya Giriboni, o projeto tem o propósito de despertar em nossas crianças e jovens o interesse pela ciência, de forma divertida e com estímulo ao pensamento crítico. “É possível perceber em nossos alunos muita empolgação e motivação. É o que buscamos com este projeto: crianças e jovens críticos, criativos e participantes”, enfatizou a secretária.
Para o professor Guilherme de Almeida Gomes, que atua no projeto, a ciência estimula descobertas e a reflexão . “É algo que pode ser feito com materiais simples e até com recicláveis. Demonstrando que ela faz parte do nosso cotidiano”, destacou o educador Gomes. Ele contou que a intenção é que este programa desperte o interesse nas crianças e adolescentes e que cada vez mais jovens ingressem nesse universo.
“E que um dia possa exercer, profissionalmente, algum trabalho também nesta área”, frisou o professor. “Parada Científica”, projeto desenvolvido pela Secretaria Municipal de Promoção Social, e que conta com a parceria das secretarias municipais de Educação e da Cultura e Turismo.
A oficina é ofertada em todos os polos do Parada Jovem, e os interessados devem procurar a unidade mais próxima de sua residência para realizar a matrícula. Confira abaixo os endereços:
Locais:
Parada Jovem I – Rua Itapeva, 395 – Vila Arruda
Parada Jovem II – Rua Aparício Vieira, 470 – Jardim Shangrilá
Parada Jovem III – Abigail Holtz de Moraes, 490 – Vila Mazzei
Parada Jovem IV – CEU das Artes – Rua Francisco Senger, 160– Parque São Bento
Parada Jovem V – Rua Osvaldo Gonçalves da Silva Viana, 30 – Vila Nova Itapetininga (antigo prédio da EMEIF Profª Helena de Oliveira Plens”)