A segunda edição do Programa Passaporte para o Futuro beneficiou 35 alunos do SESI-SP, que terão a chance de estudar no exterior com bolsas concedidas pela entidade. As faculdades escolhidas pelos participantes compõem as 200 melhores universidades do mundo, de acordo com o ranking da Times Higher Education 2024, como Berkley, Duke University e New York University.
Um dos estudantes é o Otavio Antonio Barbosa Pereira, da Escola SESI Itapetininga, que escolheu a University of Massachusetts, Boston, EUA. Ele também foi aceito na University Of Wisconsin Madison, Michigan State University, Arizona State University, University of Colorado Boulder, Indiana University – Bloomington e University of Arizona.
“Vocês tiveram uma base espetacular e agora foram selecionados para fazer parte dessa segunda turma do programa. Para nós é motivo de grande satisfação oferecer essa oportunidade de estudos nos EUA e no Canadá, dois países maravilhosos”, disse Josué Gomes da Silva, presidente da Fiesp, em evento que recebeu os alunos da segunda edição.O programa, lembrou o presidente Josué, além de proporcionar o treinamento técnico profissional de nível superior, permitirá que os alunos aproveitem “a vida cultural, a experiência internacional, a obtenção de conhecimento e uma perspectiva espetacular que vai fazer a diferença na carreira de vocês e a diferença para a indústria brasileira”, frisou.O superintendente do SESI-SP, Alexandre Pflug, considera o Passaporte para o Futuro um legado para os alunos da rede SESI-SP e destacou o interesse daqueles que poderão concorrer a essas vagas para os próximos anos.
“O engajamento não é somente dos alunos do terceiro, mas também dos que estão no segundo, no primeiro ano do Ensino Médio, e até mesmo entre os que estão no nono ano do Ensino Fundamental, que já olham com atenção para essa oportunidade. E ficamos felizes em poder proporcionar um futuro cada vez melhor para eles”, declarou Pflug.Para o aluno Otavio Antonio Barbosa Pereira, do SESI Itapetininga, que vai estudar Ciências da Computação na University of Massachusetts, ser um dos 35 selecionados para o Passaporte para o Futuro é a prova de que estudar muda destinos. “Essa conquista não veio de sorte, veio de cada hora dedicada, de cada desafio superado, de acreditar que era possível, mesmo quando parecia distante.
O programa me mostrou que com preparação e foco, qualquer jovem brasileiro pode alcançar o mundo. Hoje, carrego comigo o orgulho de representar minha escola, minha comunidade e milhares de estudantes que também têm potencial para chegar lá. O conhecimento abre portas e essa foi a maior de todas até agora”, finaliza Otavio. Sobre o programaVoltado a estudantes do 3º ano do Ensino Médio da rede SESI-SP, o Passaporte para o Futuro concede bolsas para programas de graduação em áreas estratégicas para o desenvolvimento industrial brasileiro, como Engenharia, Inovação e Tecnologia (Ciência de Dados, Ciências da Computação, Engenharia de Software, Tecnologia da Informação, Sistema de Informação, Análise de Dados e Sistemas), Ciências Aplicadas (Engenharia de Manufatura e Engenharia de Produção).Além de promover a formação técnica de excelência, o programa também tem como meta oferecer experiências multiculturais que fomentem uma visão de mundo crítica, ética e empreendedora, habilidades fundamentais para a ampla formação dos líderes do futuro.Lançado em 2023, 19 estudantes da primeira turma do programa estão no exterior, cursando o primeiro ano da graduação em universidades de excelência, como Harvard, New York University, University of California, McGill University, University of Wisconsin-Madison e University of Arizona.





