O Senac Itapetininga adquiriu recentemente uma impressora 3D que representa um avanço significativo na educação do município. O dispositivo já está à disposição dos docentes e alunos da instituição para o desenvolvimento de projetos. O modelo da impressora é o melhor entre os fabricados no Brasil, com área de impressão 40x40cm. O equipamento é capaz de criar objetos de plástico a partir de uma réplica projetada em um computador ou obtido na internet.
“A introdução dessa tecnologia é um grande salto em nossos recursos educacionais, oferecendo diversas vantagens e oportunidades para nossos alunos no aprendizado, empreendedorismo e desenvolvimento de projetos inovadores”, explica Elielter de Araújo Welter, docente do curso Técnico em Informática do Senac Itapetininga.
A impressão 3D é uma tecnologia emergente que está ganhando destaque em vários setores, como manufatura, medicina, arquitetura, design de produtos, entre outros. Ao proporcionar o acesso a este recurso, o Senac Itapetininga prepara seus alunos para enfrentar os desafios e as oportunidades que envolvam o dispositivo, tornando-os mais aptos a atuarem em um ambiente profissional em constante evolução. “Esse recurso tem sido amplamente utilizado por empreendedores para desenvolver produtos inovadores. Nossos alunos terão a chance de explorar esse campo e desenvolver protótipos”, diz Elielter.
Em geral, os itens são feitos usando alguns tipos de plástico como matéria-prima, mas também é possível usar outros materiais, incluindo metal. Pode-se fazer desde fones de ouvido a alimentos, roupas e acessórios, instrumentos musicais e implantes, no caso da medicina. Na área da arquitetura e engenharia, por exemplo, é possível criar maquetes. No campo do entretenimento, consegue-se extrair da impressora 3D bonecos cosplay e action figures. As possibilidades são inúmeras.