No próximo dia 1º de novembro (sábado), Itapetininga recebe o ex-jogador de basquete e árbitro internacional da modalidade Sergio de Jesus Pacheco para a palestra “O Apito da Vida”, que será realizada no Auditório Municipal “Alcides Rossi”, localizado anexo ao Paço Municipal, na Praça dos Três Poderes, no Jardim Marabá, das 9h às 11h.
O evento integra as atividades do Projeto Escola de Esportes, organizado pelo Instituto Chuí de Esportes, por meio da Lei do Incentivo ao Esporte, da Secretaria de Esportes do Governo de Estado de São Paulo, com patrocínio da CPFL Energia, apoio do Instituto CPFL e da Prefeitura de Itapetininga, através da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude.
A palestra será voltada aos alunos participantes do projeto nas modalidades basquete, handebol, vôlei e futsal, mas também estará aberta ao público em geral, com entrada gratuita.
Sergio de Jesus Pacheco, natural de Campinas (SP), nasceu em 1965 e dedicou sua vida ao esporte e à transformação social. Ex-jogador de basquete por clubes como Palmeiras e Pinheiros, atuou como árbitro internacional, tendo apitado duas finais mundiais e se tornado o primeiro brasileiro a trabalhar em uma partida da NBA.
Faixa preta de Karatê e mestre 4º Dan de Taekwondo, Sergio é líder da equipe Campinas Fighters, referência nacional e internacional na modalidade. Sobrevivente de um câncer, transformou sua trajetória de superação em propósito: há oito anos fundou um projeto social que oferece aulas gratuitas de Taekwondo para centenas de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade em Campinas, formando campeões dentro e fora do tatame.
Com uma história inspiradora marcada por conquistas, resiliência e compromisso com o próximo, Sergio compartilha na palestra “O Apito da Vida” sua visão sobre disciplina, superação, solidariedade e o poder transformador do esporte.





