18 FEV 2020
GABRIELA COUTO
Nesta semana, a Igreja Católica iniciou a Quaresma, o período de quarenta dias dedicado à preparação da Páscoa, que é a data mais importante para os católicos e celebra a ressurreição de Jesus.
Segundo os costumes católicos, as pessoas devem usar o período para rever a vida, conduta e atitudes, por meio das penitências propostas pela igreja, como a oração, o jejum e a esmola.
“A oração é um compromisso com Deus, para estreitar o relacionamento com Ele. O jejum é um compromisso que temos conosco, exercitando o que devemos e não devemos fazer, nos autodisciplinando e reequilibrando nossa existência. A esmola é uma experiência de comunhão com os irmãos, ajudando projetos sociais que auxiliam os menos favorecidos e nos dedicando ao outro”, explica.
Ainda de acordo com o Padre Reinaldo, na Quaresma, a igreja é convidada a experienciar o Sacramento da Reconciliação. “Para receber o perdão de Deus e realizar a reconciliação da igreja com Deus e com os irmãos”, explica o padre.
Além disso, segundo o pároco, a igreja medita nesse período a oração da Via-Sacra, que são as estações da vida de Jesus, que geralmente estão estampadas nas paredes de seus templos.
“É um tempo muito especial, um tempo de revisão de vida, de abandonar os vícios, para que possamos nos reencontrar na proximidade da festa da Páscoa”, diz o Padre Reinaldo, reforçando a importância da Quaresma.
A quaresma, segundo o padre, é o momento em que a igreja toda se penitencia e procura melhorar sua existência. “O mais importante é a conversão do coração”, concluí o Padre Reinaldo.
Programação
Neste ano, por conta da pandemia, a programação da Catedral Nossa Senhora dos Prazeres sofreu algumas alterações. A procissão do Domingo de Ramos foi cancelada. Será realizada somente a benção dos ramos dentro da igreja.
Na quinta-feira Santa, não haverá o tradicional lava pés. Será apenas a celebração da missa dentro da igreja, sem a adoração ao Santíssimo, que costuma acontecer na virada para sexta-feira Santa; o beijo da Cruz será feito apenas pelos sacerdotes, os fiéis deverão fazer sua adoração à distância.
Não haverá Via-Sacra nas ruas, apenas dentro da Catedral e a vigília Pascal, que costuma iniciar com o acendimento do fogo novo na praça, também não acontecerá. O fogo será iniciado na porta da igreja, com os fiéis sentados nos bancos.
Segundo o padre, as mudanças foram feitas para preservar a saúde de todos, por isso também é necessário o uso de máscara de proteção e álcool em gel.
Depoimento
O catecismo da igreja católica diz que, na Quarta-Feira de Cinzas e na sexta-feira da paixão, os fiéis devem se abster da carne de vermelha. “Eu faço a intenção de não comer carne em toda quarta e sexta feira da quaresma, praticar a caridade ainda mais intensamente nestes dias. E, o principal, que é a mudança de coração, procurar ser um cristão melhor”, conta Sandra Maria de Medeiros Duarte, católica que faz questão de seguir todos os dias da quaresma, em conversa com o Cidade Itapetininga.