Uma área de 4, 2 mil m², pertencente à Secretaria de Governo do Estado de São Paulo, localizada na Rua Alfredo Maia, Nº 647, no centro de Itapetininga, foi vendida pelo Fundo de Investimento Imobiliário do Estado de São Paulo (FIIS). O valor total da venda foi de R$ 2,5 milhões e o imóvel está em processo de transferência. O comprador do imóvel foi o Escritório de Advocacia Victor Leite de Paula, com sede na cidade vizinha de Tatuí.
O Fundo tem regulamento próprio e somente após a aprovação da venda por parte do Comitê de Investimentos é que as propostas de compra poderão ser recebidas. No caso do deste imóvel, a proposta de venda foi aprovada no dia 23 de março deste ano e a primeira e única proposta de compra foi recebida no dia 30 de março. .
Outros três imóveis de Itapetininga estão em fase de regularização da devida descrição de seus títulos fundiários e inclusão de informações georefenciadas e ainda não receberam propostas de compra. . Um deles pertence ao Departamento de Estradas de Rodagens (DER) e fica próximo à interligação das marginais e abrange a área do antigo campo de futebol da equipe Nacional. O terreno possui 20,3 mil m² e não possui área construída. Não será totalmente alienado, pois parte foi doada para a prefeitura para as obras da interligação.
A área da antiga Escola Agrícola, onde está a Etec Professor Edson Galvão, também será colocada à venda. O terreno tem 886 hectares e pertence à Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo. A área construída da Etec, de cerca de 12 mil m², não será vendida, preservando o patrimônio público e o funcionamento da instituição de ensino.
Também será colocado à venda parte da área da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, que fica na Rodovia Gladys Bernardes Minhoto (SP-129). A área que será integrada ao fundo para venda possui 139 hectares.
Os imóveis pertencem ao Governo do Estado de São Paulo, portanto são imóveis públicos. Após a integralização desses imóveis, o Fundo passa a ser o proprietário. O Fundo é constituído sob a forma de condomínio fechado, sendo o Estado o único cotista, portando ele integraliza os imóveis e o Fundo distribui ao cotista pelo menos, 95% dos lucros auferidos
O Fundo de Investimento Imobiliário do Estado de São Paulo conta com um portfólio de 264 imóveis de um estoque de mais de 5 mil, presentes em todas as regiões do Estado. A carteira do fundo é estimada em R$ 1 bilhão. Segundo a administradora, o FII é mais um veículo para desmobilizar as propriedades do Estado sem destinação pública, gerando receitas para os novos investimentos como por exemplo nas áreas de saúde, educação e segurança.