PUBLICIDADE
17 de dezembro de 2025
Sem resultado
Ver todos os resultados
ANUNCIE
  • Home
  • Cidade
  • Economia
  • Política
  • Região
  • Conteúdo Especial
  • Vida e Estilo
  • Home
  • Cidade
  • Economia
  • Política
  • Região
  • Conteúdo Especial
  • Vida e Estilo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Jornal Cidade Itapetininga
Sem resultado
Ver todos os resultados

Associação dos Apicultores inaugura sede no Rechã

Facebook TwitterWhatsappTelegram
20 FEV 2021

REDAÇÃO

A Associação dos Apicultores de Itapetininga e Região Sul do Estado de São Paulo (Apis) inaugurou neste sábado, dia 20, a sua sede oficial no Distrito do Rechã. A construção se consolidou após a cessão de uso de um terreno da Prefeitura de Itapetininga e apoio de empresas privadas que são parceiras dos produtores. Atualmente, o mel do município é exportado para diversos países, como Estados Unidos, Alemanha e Argentina. 

PUBLICIDADE

A prefeita de Itapetininga elogiou o empenho dos integrantes da entidade. “O trabalho da Apis se configura em muito entusiasmo, boa vontade e determinação. É uma parceria que deu resultado. É um orgulho que o mel produzido em Itapetininga seja levado para outros países e estados brasileiros. Vamos fortalecer o nome de nossa cidade e de nosso agronegócio”, destacou Simone. A área doada possui 6 mil m². Atualmente, a entidade conta com 30 famílias.

A prefeita de Itapetininga, Simone Marquetto (MDB) e Gerson Sampaio, presidente da Associação dos Apicultores de Itapetininga e Região Sul do Estado de São Paulo (Apis). Foto: Prefeitura de Itapetininga.

Estavam presentes a direção da entidade, o vice-prefeito Jeferson Brun, a secretária de Agronegócio e Trabalho, Walkyria Tavares, o secretário de Serviços Municipais, Guilherme Morelli e o presidente do Sindicato Rural, Amauri Xavier. Também compareceram o vereador George Felipe de Araújo, conhecido como Ge de Araújo, e o coordenador dos cursos do Senar/Faesp, José Boletini Sobrinho.

Segundo o presidente da Apis, Gerson Santana, a sede possui 80m². Com o prédio, serão realizadas reuniões, eventos e cursos técnicos. Futuramente, será erguida uma unidade para processar o mel e envasar em saches, bisnagas e potes. “Atualmente, vendemos em granel de 290 kg. Com a industrialização, irá ganhar valor agregado e maior lucro. O produto chegará às prateleiras dos supermercados”, projeta.

Em médio prazo, a entidade estuda ampliar a colheita de mel, própolis, cera alveolada e produção de abelhas rainhas para melhoria genética. Uma equipe da associação também prevê cursos de meio ambiente com crianças e adolescentes. Para isso, serão criadas abelhas nativas sem ferrão. “Tecnicamente chama de meliponário. Na produção, pode contribuir para a preservação das espécies e gerar renda”, destacou Santana.

“Esperávamos por esta obra desde a fundação em 2014”, contou o presidente.
Para o presidente do Sindicato Rural, Amauri Xavier, a melhoria na estrutura da Apis é fundamental para o agronegócio de Itapetininga. “É muito importante para o Distrito do Rechã e para as empresas de reflorestamento e de cítrucos. É de conhecimento de todos que a presença da abelha melhora a produtividade, atua de forma econômica, reduz o uso de agrotóxico e é sustentavelmente ecológica”, enfatizou.

Conforme o associado, Márcio Otávio Orsi, a apicultura deixou de ser uma renda secundária para se transformar na principal fonte de sustentação. Ele conta que fechou as portas do comércio para se dedicar a produção de mel. “Agora iremos aprimorar o conhecimento e a troca de informações”, disse Orsi.

As empresas parceiras da Apis são Duratex, Suzano, Citrosuco, Supermel, Arklé. Também conta com apoio institucional do Sebrae, Senar/Faesp e Prefeitura de Itapetininga.

Relacionadas

Polícia Civil de Itapetininga prende casal acusado de matar freira a tesouradas

por Cidade Itapetininga
Viatura da Polícia Civil. (Divulgação)

Policiais da DIG (Delegacia de Investigações Gerais) efetuaram a prisão de um casal suspeito de matar a vítima, a qual...

Ler maisDetails

Servidores da Prefeitura de Alambari participam do curso disseminadores de informações previdenciárias

por Cidade Itapetininga
A participação dos servidores no curso reafirma o compromisso da Prefeitura de Alambari com a qualificação contínua de seus colaboradores e a melhoria dos serviços prestados à população. (Divulgação)

Os servidores públicos da Prefeitura de Alambari participaram do Curso Disseminadores das Informações Previdenciárias, promovido pela Gerência Executiva do INSS...

Ler maisDetails

Futebol infantil: Equipes de Itapetininga se classificam para a Fase Regional do Campeonato Estadual

por Cidade Itapetininga
As equipes fazem parte do Esporte Clube de Itapetininga. (Dviulgação)

Os times do sub 11, sob a coordenação do professor Jair Bacon e do sub 13, sob a coordenação do...

Ler maisDetails

Cinomose – doença grave que pode ser prevenida com a vacinação dos PETS

por Cidade Itapetininga
Procure sempre um veterinário de confiança para garantir que o seu pet esteja protegido. (Dviulgação)

A cinomose é uma doença viral altamente contagiosa que acomete cães, especialmente filhotes e animais que não foram vacinados. Compromete o sistema...

Ler maisDetails

Itapetininga tem 349 vagas de emprego nesta segunda-feira

por Cidade Itapetininga
Itapetininga é destaque com geração de empregos e novas de empresas. (Divulgação).

O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Itapetininga oferece, nesta segunda-feira, 13 de outubro, 349 vagas de emprego. Os...

Ler maisDetails
Ver mais
PUBLICIDADE

Notícias Recentes

Elias Francisco, de Alambari, da classe F33, alcançou um feito histórico. (Divulgação)

Paratleta de Alambari, Elias Francisco, conquista dois recordes das Américas no Campeonato Brasileiro Paralímpico

O Night Glow é um espetáculo noturno encantador, no qual balões de ar quente permanecem presos ao solo enquanto realizam uma coreografia de luzes sincronizadas. (Divulgação)

Alambari prepara noite mágica com ‘Night Glow’ e show especial de Paulo Ricardo com entrada gratuita

No curso, os alunos são orientados e preparados na busca de um emprego compatível com seus interesses e habilidades. (Agência Brasil)

PAT de Itapetininga tem 224 oportunidades de emprego nesta segunda-feira

A população da cidade de Itapetininga chegou a 157.790 pessoas no Censo de 2022, o que representa um aumento de 9,29% em comparação com o Censo de 2010. (William Furtado)

Prefeitura de Itapetininga realiza nova Audiência Pública para revisão do Plano Diretor nesta segunda-feira

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

© 2022 Cidade Itapetininga. Todos os direitos reservados.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Cidade
  • Política
  • Economia
  • Conteúdo Especial
  • Esportes
  • Região
  • Cultura

© 2022 Cidade Itapetininga. Todos os direitos reservados.