As aulas da primeira turma com 60 alunos do curso de Medicina do Campus da Universidade Municipal de São Caetano do Sul – USCS, em Itapetininga, tiveram início nesta segunda-feira (07), com uma Aula Magna ministrada pelo renomado médico cardiologista, William Dib que, entre outros cargos, ocupou o posto de diretor-Presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa entre os anos de 2018 e 2019.
Dr. Dib, como é mais conhecido, também tem uma extensa carreira política. O médico foi prefeito, secretário de Saúde e vereador na cidade de São Bernardo do Campo, além de deputado Federal pelo estado de São Paulo.
A prefeita de Itapetininga, Simone Marquetto, ao lado do reitor da USCS, o professor doutor Leandro Prearo, além da gestora do curso de Medicina, Jocilene Batista Pereira e do diretor dos cursos de Medicina, professor doutor, Sérgio Makabe, entre diversas outras personalidades do corpo docente da USCS, deu as boas-vindas aos futuros médicos, aos professores, deu os parabéns aos pais e familiares que lotaram o roll de entrada da universidade e enalteceu o momento histórico para Itapetininga com a chegada do Campus ao município.
“Inicia-se hoje uma nova história para Itapetininga. Esta é uma conquista para a cidade, um sonho realizado e, principalmente, um avanço gigantesco na saúde pública, na geração de empregos, na educação e desenvolvimento de Itapetininga. Cada um de vocês será responsável pela redefinição do futuro de nossa cidade. Resgatamos, definitivamente, o título de ‘Terra das Escolas’ para Itapetininga. Parabéns pais, pela dedicação, pela educação e todo esforço que tiveram com seus filhos para que este grande sonho, se transformasse em realidade. Que Deus os abençoe imensamente e muito sucesso nesta linda trajetória”, destacou, muito emocionada, Simone Marquetto entregando, na sequência, os jalecos aos 60 alunos do curso.
Um dos pontos altos na instalação do Campus da USCS em Itapetininga está no aquecimento de toda a cadeia de consumo da cidade com a vinda dos futuros médicos para o município.
O mercado de locação de imóveis, comércio de móveis e eletrodomésticos, de serviços e alimentação são os primeiros a sentirem os reflexos do novos Campus, uma vez que o curso funciona em período integral e os alunos já iniciaram seu processo de instalação no município.
Mas o maior destaque está na saúde pública do município. No curso de Medicina, pelas diretrizes curriculares do Brasil, desde o primeiro semestre, os alunos podem atuar, sob supervisão de mestres, em unidades de saúde, e mais tarde, no Hospital “Dr. Léo Orsi Bernardes”, prestando serviços à comunidade.
Os alunos terão à sua disposição o que há de mais avançado em aparelhos técnicos específicos para sua formação, com tecnologia internacional, desde robôs para as aulas e demonstrações práticas de atendimentos até mesa com tecnologia 4D para simulação de imagens.
As instalações incluem também laboratório morfofuncional, onde os alunos aprenderão conceitos de Anatomia e Fisiologia, oito consultórios médicos para simulação de atendimentos, sala de bioquímica, além de uma biblioteca para os universitários.
Considerada como uma instituição de excelência na educação, a Universidade de São Caetano do Sul – USCS foi fundada há 51 anos, formou 31 mil alunos e possui 76 parcerias internacionais com 18 países.