05 MAR 2021
MARY BARROS
EVERTON DIAS
Cada vez mais, aumenta a procura por uma alimentação mais equilibrada, orgânica e saudável. Em Itapetininga, já é possível encontrar lugares que oferecem comida parcialmente ou totalmente livre de origem animal sem frustrações. A melhor opção para veganos e vegetarianos na cidade é a Casa Veggie.
Cores, sabores, texturas e inúmeros ingredientes compõem o cardápio da casa que fica na rua Salvador de Oliveira, no Jardim Itália. O restaurante funciona desde 2017 e é fruto da ideia do casal de sócios Juliana Bento Mariano e Maurício Alves Affonso.
A Casa Veggie oferece apenas alimentos livres de ingredientes de origem animal, sem carne, ovos e leite, totalmente vegano. “Atendemos desde 2017, durante um ano atendemos apenas por delivery em nossas residências, após esse período conseguimos conquistar o primeiro espaço vegano de Itapetininga e seguimos produzindo alimentos com amor’, diz Juliana.
O cardápio do Casa Veggie oferece lanches, porções, sobremesas, bebidas e também produtos industrializados e artesanais congelados. Entre os lanches mais pedidos estão o Monster Veggie, o mais completo da casa e o Caipira Veggie, que tem soja desfiada e se assemelha muito ao frango desfiado. As porções de mini coxinha com recheio de shimeji e a batata frita com cheddar de soja e bacon de inhame também estão entre os mais pedidos.
Durante a fase vermelha do Plano São Paulo de combate ao coronavírus, a Casa Veggie atende no delivery. “Estamos seguindo as orientações do município e intensificando os cuidados com a higienização”, diz Affonso.
Conceito
A ideia de abrir o Casa Veggie era a de oferecer uma opção para veganos e vegetarianos na cidade. “Sentíamos falta disso, quando saímos em Itapetininga. Nosso conceito é um mundo mais justo para os animais e humanos. Nossa missão é proporcionar um alimentação estritamente vegetariana e saborosa”, completa Affonso.
O público da casa, segundo o casal de empresários, é diferenciado e empático. “Há os que se preocupam em não compactuar com a indústria cruel de abate de animais e a destruição causada pela pecuária nas florestas, há os que se importam com a saúde, já que alimentos vegetais podem nutrir todas as nossas necessidades e ainda prevenir doenças”, diz Affonso.
O empresário Affonso é vegano desde 2010 e Juliana, sua companheira e sócia, deixou de comer produtos de origem animal há nove anos. Segundo eles, o número de adeptos da dieta só aumenta. “As pessoas estão buscando mais informações sobre seus alimentos e produtos para um uso mais consciente. Se é testado em animais ou não, se leva em sua composição algum derivado de animal”, explica Juliana.
Eles também afirmam que outros motivos que levam as pessoas a tirar produto de origem animal da alimentação são o impacto ambiental e a causa de novas doenças. “A Covid-19 é um exemplo disso, mas não é a primeira vez que um vírus entra em contato com humanos pelo consumo de animais”, conclui Affonso.
CASA VEGGIE
R. Salvador de Oliveira Leme – 346 – Jardim Itália, Itapetininga. Telefone: (15) 99672-2546.