23 ABR 2021
REDAÇÃO
A FuturaGene, uma empresa da Suzano Papel e Celulose, é pioneira no aumento da produtividade e sustentabilidade de árvores plantadas para a indústria de base florestal. É a única empresa do mundo a ter obtido liberação para uso comercial de uma variedade de eucalipto geneticamente modificado. Além do centro de pesquisa em Itapetininga e áreas experimentais nas diferentes regiões do Brasil onde a Suzano atua, também mantém o centro de pesquisa em Israel.
“Nosso trabalho consiste em desenvolver soluções tecnológicas que melhoram os plantios florestais por meio do aumento da produtividade e da proteção do cultivo. Nós aliamos inovação com sustentabilidade, o que chamamos de ‘inovabilidade’, com o objetivo de produzir mais madeira com menos recursos naturais”, explica o vice-presidente de operações FuturaGene Brasil, Eduardo Mello.
Ele ingressou na Suzano em agosto de 1989. Em 2010, quando a Suzano adquiriu a FuturaGene, até então uma start-up israelense, Eduardo assumiu a liderança da operação da FuturaGene no Brasil. “Nossas tecnologias podem ser aplicadas nos setores florestal, de bioenergia, biocombustíveis e biomateriais. A principal cultura com que trabalhamos é o eucalipto”,
Segundo ele, a FuturaGene chegou a Itapetininga em 2010, quando a Suzano adquiriu a empresa que, até então, era uma start-up israelense. “A Suzano já possuía uma parceria com a FuturaGene desde 2001 para o desenvolvimento de clones de eucalipto geneticamente modificados em caráter experimental. A partir da aquisição, a FuturaGene passou a ser parte integral da Suzano com estrutura e equipe baseadas em Itapetininga, além do time de Israel”, explica.
Ele explica os motivos que atraíram a FuturaGene para Itapetininga. “Itapetininga possui tradição agrícola e florestal e conta com localização geográfica estratégica, pois está perto de grandes cidades, como São Paulo e Campinas, e, ao mesmo tempo, próxima de áreas de plantios. Além disso, a região conta com importantes universidades e faculdades técnicas, como a Fatec de Itapetininga e Capão Bonito, por exemplo, que formam profissionais qualificados para atuar em empresas como a FuturaGene”, explica.
Quando a Suzano adquiriu a FuturaGene, segundo ele, a Suzano já possuía um Centro de Tecnologia Florestal em Itapetininga. “Devido às características citadas acima e, considerando que as pesquisas desenvolvidas pela FuturaGene têm muita afinidade com o trabalho desenvolvido pelo Centro de Tecnologia, decidiu-se que a FuturaGene deveria ser estabelecida no mesmo local, de forma que as equipes pudessem atuar em constante sinergia”, explica.
Pandemia
Desde o início da pandemia, segundo Eduardo Mello, a empresa adotou todas as medidas preventivas necessárias, sempre priorizando a saúde dos colaboradores e familiares. “As equipes administrativas têm trabalhado em formato de home office. Os times dos laboratórios, casas de vegetação e campo foram divididos em grupos e se revezam entre expediente na empresa e em casa. Temos trabalhado com o mínimo possível de pessoas in loco de forma a manter a operação em andamento, porém oferecendo todas as condições para que as pessoas possam trabalhar em segurança”, explica.
Qual é o perfil do colaborador da FuturaGene?
“Nossas colaboradoras e colaboradores são pessoas apaixonadas por pesquisa e inovação, com interesse em ciências biológicas e que cultivam a aprendizagem constante. Ter espírito de equipe e gostar de atuar em âmbito internacional também são características essenciais, pois as equipes do Brasil e de Israel trabalham em completa integração e sinergia.
Nessa área, estamos sempre em busca do novo, portanto trabalhamos em um ambiente muito inspirador, de constante descoberta e aprendizado. Além disso, seguimos rigorosos protocolos de biossegurança, portanto nosso time é treinado e capacitado para atuar em conformidade com essas diretrizes.
A Suzano e FuturaGene valorizam a diversidade, portanto todos os (as) candidatos (as) são bem vindos (as) aqui.
Importante ressaltar que priorizamos candidatos (as) da região e a maioria dos (as) colaboradores (as) da FuturaGene Brasil é do município de Itapetininga ou da região. Após contratados, investimos no treinamento e desenvolvimento destes profissionais”, explica.
Como se candidatar a uma vaga na FuturaGene?
Segundo Eduardo Mello, o processo de seleção é conduzido por um time de Recursos Humanos (RH) especializado que seleciona os currículos e avalia os candidatos (as) com base nos requisitos da posição e também levando em consideração os direcionadores de cultura da empresa, que descrevem os valores que nos norteiam.
O processo é dividido em algumas etapas, iniciando-se com a inscrição do candidato a uma determinada vaga, realização de provas para algumas posições, entrevista conduzida pelo RH, e, finalmente, entrevista com o gestor da vaga.
Para se candidatar a uma vaga para a FuturaGene Itapetininga, basta acessar jobs.kenoby.com/suzano e cadastrar seu currículo no Banco de Talentos. Para posições da FuturaGene Israel, envie seu currículo para [email protected]