A Guarda Civil Municipal de Itapetininga (GCMI) apresenta um balanço positivo de suas atividades durante o primeiro semestre de 2024. Foram um total de 3.811 naturezas registradas e 3.281 incidentes.
No período, a GCMI realizou 752 pontos de visibilidade (viatura em pontos estratégicos para poio ao cidadão), 570 patrulhamentos preventivos, 447 atendimentos relacionados a infrações de trânsito e respondeu a 24 acidentes de trânsito com vítimas. Além disso, prestou 142 apoios à Defesa Civil e deu apoio a 78 operações policiais.
Um dos destaques é a performance do Canil da GCMI, que continua a desempenhar um papel importante no patrulhamento e nas operações contra o tráfico de drogas. Atualmente, o canil conta com três cães da raça Malinois e um Pastor Alemão.
Durante o semestre, o canil participou de aproximadamente quatro ocorrências mensais e contribuiu para a prisão de 7 a 10 indivíduos envolvidos em crimes, incluindo tráfico de drogas, roubo e furto. Entre os feitos mais notáveis, destaca-se a apreensão de cerca de 60 quilos de drogas no bairro São Camilo, onde a cadela Ákila foi fundamental na localização de maconha, cocaína, armas e munições enterradas. Em outra operação conjunta com a Polícia Rodoviária na SP 127, a cadela Kira localizou 188 tabletes de maconha em um caminhão.
Desde sua implantação em abril de 2019, com apoio do canil da GCMI, foi um aumento de mais de 600% nas apreensões de entorpecentes em comparação ao mesmo período do ano passado, refletindo o sucesso de suas operações.