O Hospital Doutor Léo Orsi Bernardes realizou no dia de hoje (20/08), um mutirão de cirurgias eletivas com o novo aparelho de videolaparoscopia. Entre as cirurgias realizadas estavam vasectomia e colecistectomia videolaparoscópica. Todas as cirurgias seguiram a ordem cronológica dos pacientes que estavam na lista de espera.
“Foram atendidos treze pacientes encaminhados pelo Ambulatório de Especialidades Médicas ao HLOB e que aguardavam em lista de espera. É o início para que a lista flua com mais rapidez e segurança, devido ao aparelho de videolaparoscopia”, conta Dr. Jackson Diego Maia Soares, diretor técnico do HLOB.
Para ajudar no mutirão, o hospital contou com o reforço de dois médicos renomados do Hospital Nipo-Brasileiro: Dr. Masahiko Akamine e Dr. Marcos Castanheira, além dos médicos renomados doHLOB: Dr. Murilo Gattass Ayub, Dra. Marina Gimenez, Dr. Antônio Julião, Dr. Eduardo Herkes, Dra. Katia Guedes, Dr. Rodrigo Ferrão e Dr. César Lemos. “Fazer um volume maior de cirurgias em apenas um dia ajudou a dar início na diminuição do tempo de espera. O aparelho de videolaparoscopia é um grande ganho para a saúde pública de Itapetininga e traz resultados”, explica Helio KeichiMori, diretor-executivo do Hospital Doutor Léo Orsi Bernardes.
O aparelho de videolaparoscopia ajuda na técnica de cirurgia minimamente invasiva: são feitos pequenos orifícios, de 0,5 a 1,5 cm na pele, por onde são introduzidas pinças de cirurgia específicas e uma mini câmera, sem que haja necessidade do corte tradicional feito com bisturi, permitindo ao cirurgião habilitado a realização de diagnóstico e cirurgias para tratamento de várias doenças intra-abdominais.
Os pacientes que participaram do mutirão foram avaliados pela equipe médica da cirurgia geral eanestesiologia, possuíam exames pré-operatórios dentro da validade e todos estavam aptos para a realização das cirurgias. O mutirão é uma iniciativa importante e assertiva para a saúde da população.