29 MAR 2021
REDAÇÃO
Católicos celebram a Via Sacra nesta segunda-feira (29) em Itapetininga. A tradição faz parte da programação da Semana Santa e serve como uma reflexão sobre os últimos dias de Jesus na terra. Por conta da pandemia, a igreja adotará medidas sanitárias e a procissão não terá a participação do público. Segundo o padre Reinaldo Ramos Machado, 14 comerciantes da cidade foram convidados para participar do ato católico. “Queremos que os comerciantes se sintam apoiados em suas dores com nossa oração”, explicou o padre.
Criada no século 15, por franciscanos, a Via Sacra é uma procissão dramatizada que representa os episódios da condenação, suplício e morte de Jesus Cristo na cruz, dividido em 14 estações. Na cidade, cada comerciante adotará uma estação.
A Via Sacra será na Rua Campos Sales, saindo da praça Peixoto Gomide até a Igreja de Santo Antônio. Os padres da paróquia também participarão da cerimônia e abençoarão o comércio, setor que sofre com as consequências da pandemia. “Nós, padres, estaremos acompanhando, carregando a cruz, abençoando os comércios e rezando. É uma maneira contemplativa, será mais silenciosa neste ano. Queremos viver essa solidariedade com os comerciantes”, afirma o padre Reinaldo.