15 ABR 2021
REDAÇÃO
Itapetininga já aplicou 30.489 doses da vacina contra o vírus da Covid-19. Segundo o Vacinômetro, 21.283 pessoas ou 12,86% da população adulta da cidade receberam a primeira dose e 9.206, a segunda. Três categorias profissionais foram atendidas: pessoal da saúde, da segurança pública e agora, os professores e funcionários da educação acima de 47 anos. Por faixa etária, a campanha alcançou pessoas acima de 66 anos.
Com esta cobertura, Itapetininga permanece em 2º município com maior imunização no Departamento Regional de Saúde (DRS) de Sorocaba que envolve 33 cidades, conforme dados da Secretaria Estadual de Saúde. O apelo dos técnicos da área da saúde é para que aguardem e tomem a segunda dose. É importante buscar a segunda dose porque a eficácia prometida foi determinada a partir de estudos que os testaram fazendo duas aplicações.
De acordo com a epidemiologista e ex-coordenadora do Programa Nacional de Imunização (PNI), Carla Domingues, somente com a segunda dose o organismo terá os anticorpos necessários para combater o vírus. Com isso, a médica reforça a importância de manter os cuidados preventivos, como o uso de máscara e o isolamento social.
Doação de alimentos
E nesta campanha de vacinação, outra campanha fez muito sucesso. Drive-thru Solidário “Corrente do Bem”, que recebe doações de produtos que compõem a cesta básica. Quem pode, colabora com um quilo de alimento não perecível. Neste período, o Fundo Social de Solidariedade recebeu mais de 9 toneladas de mantimentos. A “Corrente do Bem” atende famílias de baixa renda. Quem quiser colaborar com a campanha pode levar até o Fundo Social que fica à praça Gaspar Ricardo, nº 01, na área central da cidade. A entrega não é obrigatória.