As discussões para a construção de um aeroporto em Itapetininga avançam. Na semana passada, a deputada federal Simone Marquetto (MDB) e o prefeito Jeferson Brun (PSDB) estiveram com o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) para falar sobre o assunto.
“Nós já encaminhamos ao Governo do Estado de São Paulo e também ao Comando da Aeronáutica do Ministério da Defesa as funções e como seria o aeroporto” explicou a deputada em entrevista ao Jornal Cidade Itapetininga.
Na semana passada, o projeto do aeroporto em Itapetininga foi um dos assuntos que Simone Marquetto teve com o Major Aviador Rodrigo Albuquerque Pereira e a Capitão Intendente Brena Conor de Paula, Assessora de Relacionamento Institucional do Comando da Aeronáutica.
De acordo com a parlamentar, a proposta para a construção surgiu ainda quando estava à frente da Prefeitura de Itapetininga, em seu segundo mandato, juntamente com o então vice-prefeito Jeferson Brun. Hoje prefeito de Itapetininga, Brun continua trabalhando para implantação do projeto. “A gente entendeu a demanda do município”, disse Simone Marquetto em entrevista.
Segundo a deputada, o aeroporto seria voltado para a área de negócios. “Pela demanda de empresários que sempre questionam se Itapetininga possui um aeroporto pois ajudaria no crescimento dos negócios”, destacou a deputada federal.
A instalação de um aeroporto, segundo Simone Marquetto, impulsionaria a economia de Itapetininga e atrairia mais investimentos para toda a região. “Os benefícios são para desenvolver cada vez mais a parte econômica do município, entendendo que já vem de um crescimento ano a ano”, complementou a parlamentar.
Local de aeroporto é apresentado ao governador
Simone Marquetto explicou que há um local escolhido para a construção do aeroporto. Seria utilizada uma parte da área da Fazenda do Estado, que fica próximo à estrada vicinal Maestro Benedito Pompeu de Jesus, que liga Itapetininga a São Miguel Arcanjo. A ideia já foi passada para o governador Tarcísio de Freitas na reunião com a deputada e o prefeito de Itapetininga.
O aeroporto ocuparia apenas uma parte da área da Fazenda do Estado. “O Governo estadual entraria com a área, a prefeitura com o investimento e Comando da Aeronáutica do Ministério da Defesa com apoio técnico aos órgãos competentes” disse Simone.
Crescimento econômico de Itapetininga
Segundo a deputada, Itapetininga vive um crescimento econômico. Em sua gestão como prefeita, segundo dados obtidos pela reportagem, foram 3.820 novas empresas abertas na cidade. “Empresas que acreditaram no potencial econômico de Itapetininga e se instalaram” afirma.
Ela cita marcas como Havan, Swift, McDonalds, Pizza Hut, RT 166, Smart Fit, C&A, Renner, Mercado Livre e Emphasis. “Não apresentávamos problemas, mas trabalhamos pelas soluções e de forma rápida e acelerada. A criação de emprego foi sempre uma pressa para nós”, enfatizou.