15 ABR 2021
REDAÇÃO
A cidade de Itapetininga registrou, pela terceira semana consecutiva, redução no número de casos confirmados da Covid-19.
De acordo com dados do Departamento de Vigilância Epidemiológica, órgão ligado à secretaria Municipal de Saúde que monitora os índices da doença na cidade, os números revelam uma queda de 47,18% nas confirmações entre os dias 14 de março e 10 de abril.
Entre os dias 14 e 20 de março, os números apontavam um total de 498 confirmações da doença, representando uma média superior a 70 casos por dia.
Nas três semanas seguintes, os números indicaram quedas progressivas.
Foram 317 positivações da doença de 21 a 27 de março. Outros 301 casos diagnosticados entre 28 de março e 03 de abril e entre os dias 04 e 10 de abril, 263 confirmações, passando a uma média diária de 37,6 casos.
No período, a média semanal ultrapassou os 1,4 mil testes realizados e 365 pacientes recuperados. A média diária de óbitos ficou em 4,5.
O secretário municipal de Saúde, Jeferson Brun, explica que ainda é cedo para determinar os fatores para resultado positivo, mas que a redução pode estar associada à menor circulação de pessoas durante a fase emergencial do Plano São Paulo, à intensificação das fiscalizações no município, sobretudo a aglomerações em festas clandestinas, à uma maior conscientização da população na adoção das medidas sanitárias, como uso adequado de máscaras, higienização constante das mãos e distanciamento além, é claro, da vacinação.
“Estamos acompanhando esses números com muita atenção. São resultados animadores, mas não podemos esquecer que a pandemia continua e que esta segunda onda, infelizmente, ainda traz consequências importantes para o nosso sistema de saúde, principalmente no aumento das internações e no tempo de hospitalização”, destaca Jeferson.
Dados do Hospital Municipal Dr. Léo Orsi Bernardes revelam que a média de dias de internação de um paciente com Covid-19 subiu de oito para 15 dias, podendo inclusive, ser maior.
Já para a prefeita de Itapetininga, Simone Marquetto, a expectativa é de que os indicadores sigam em queda e que, para isso, é fundamental o esforço de todos no combate e prevenção à doença.
“O que todos queremos é que esses números caiam cada vez mais. Que chegue o dia em que os boletins não irão mais apontar nem mais casos, nem mais mortes. Mas para isso, todos temos que fazer nossa parte. Usar a máscara corretamente, higienizar as mãos com álcool em gel ou água e sabão, manter o distanciamento e não fazer aglomerações”, e complementa com um recado para a população.
“Também não podemos esquecer da vacina. Quando chegar sua vez de se vacinar, vá e se vacine. Tanto na primeira como na segunda dose. Temos dois locais de vacinação, no Atende Fácil da Prefeitura e no Ginásio Ayrton Senna, e nossas equipes estão muito preparadas para receber a população. A vacina salva vidas. Cada vacina aplicada é uma vida que é salva”, concluiu Simone.
De acordo com o boletim divulgado pela Prefeitura de Itapetininga nesta quarta-feira (14), o município contabiliza 9.473 diagnósticos positivos da doença. Destes, 8.306 já estão curados. Foram registrados 337 óbitos em decorrência das complicações da Covid-19.