Os Jogos Regionais se desenrolam em oito etapas regionais, todas disputadas durante o mês de julho. Itapetininga sedia a competição da 8ª região de 17 a 27 de julho. 85 municípios fazem parte deste grupo. São 32 modalidades masculinas e 31 femininas disputadas durante os dez dias de evento. O evento deve reunir cerca de 10 mil atletas.
Atletismo, badminton, basquete, bocha, capoeira, ciclismo, damas, futebol, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, malha, natação, taekwondo, tênis, tênis de mesa, voleibol livre, vôlei de praia e xadrez estão entre as modalidades que serão disputadas nos jogos.
Em 2023, nos Jogos Regionais disputados em Boituva, Itapetininga conquistou a 3ª colocação geral no campeonato, mostrando a força do município e a qualidade dos atletas.
O número de atletas que participarão neste ano ainda será contabilizado, pois ainda é possível fazer inscrição em algumas modalidades para as competições. No ano passado, Itapetininga contou com a maior delegação da história, com aproximadamente 400 pessoas entre atletas, equipe técnica e de apoio.
Uma competição que se define em menos de um mês e que vale vaga direta em outro importante evento. Assim são os Jogos Regionais, organizado pela Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo e que neste ano chega à 66ª edição.
“Os Jogos Regionais é um dos eventos mais tradicionais do calendário da Secretaria de Esportes do Estado. É um campeonato que atende a todas as aspirações: ao mesmo tempo em que pode representar o início de uma carreira esportiva, os Jogos servem também para consolidar quem já está na ativa há algum tempo”, diz a secretária de Esportes do Estado, coronel Helena Reis.