Com o fim do prazo para o alistamento eleitoral no último dia 4, o cadastro ficará fechado até a apuração do resultado das Eleições 2022. Os maiores de 18 anos que não tiraram o título e aqueles com a inscrição eleitoral cancelada que não regularizaram só poderão requerer o alistamento e a regularização a partir de novembro.
Durante esse período, para que essas pessoas possam exercer direitos que exigem a quitação eleitoral, elas podem solicitar a emissão de uma certidão circunstanciada. O documento comprova que o requerente não pôde ser atendido em razão de a legislação eleitoral estabelecer o fechamento do cadastro nos 150 dias que antecedem as eleições.
Para obter a certidão, entre em contato com o cartório eleitoral por e-mail ou WhatsApp, enviando documento de identificação e foto tipo selfie segurando o documento.
A certidão circunstanciada não permite o voto, devendo o eleitor, após as eleições, solicitar o título ou a regularização.
Continua disponível online a guia de pagamento de multas eleitorais. O eleitor pode quitar seus débitos via Pix ou cartão de crédito.
Em caso de dúvidas, é possível ligar para o número 148.
Dados do final do alistamento
Entre 22 de abril e 4 de maio, o total de alistamentos, transferências e revisões de dados registrado pela Justiça Eleitoral paulista foi de 619.548.
Nos dois últimos dias, terça (3) e quarta (4), os cartórios eleitorais do estado atenderam 190.450 pessoas, sendo emitidos 20.760 títulos para jovens entre 15 e 17 anos.
Os eleitores jovens menores de 18 anos totalizam hoje cerca de 335.000, tendo havido aumento de 76% nessa faixa etária em relação ao final de março, quando eram aproximadamente 190.000.
Fonte: Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP)