Todas as pessoas com covid-19 que não precisam de internação hospitalar devem ficar em isolamento em suas próprias casas para evitar a disseminação do coronavírus, segundo as recomendações da OMS (Organização Mundial de Saúde) e de autoridades de saúde de dezenas de países.
O ideal, se possível, seria que o paciente tivesse um espaço onde pudesse se isolar dos outros habitantes da casa durante 10 ou 14 dias — ou o tempo necessário dependendo da evolução dos sintomas. Se a pessoa tem febre alta, calor, calafrios, náuseas ou diarreia, o período de isolamento pode ser mais longo, de acordo com NHS (o serviço de saúde pública britânico).
Mas a realidade é que a grande maioria das pessoas mora em espaços compartilhados, sem um banheiro de uso exclusivo e muitas vezes dividindo o quarto.
A Secretaria de Saúde de Itapetininga publicou, no Semanário Oficial, algumas orientações e cuidados para serem tomados em casa.
Na cozinha
Se estiver infectado, use a máscara enquanto cozinhar. Não compartilhe copos, pratos e talheres, separe resíduos em lixeiras diferentes
No quarto de isolamento
Mantenha as portas fechadas e as maçanetas limpas
Mantenha as janelas abertas para circulação de ar e luz solar
O próprio infectado deve trocar a roupa de cama regularmente
Use máscaras constantemente e não compartilhe o sofá
Na sala de estar
Mantenha um distância de 2 metros da pessoa contaminada
Limpe os móveis regularmente com álcool-70 ou água sanitária
OBS: se houver apenas um quarto na casa, mantenha a pessoa
contagiada nele e instale os outros moradores na sala.