08 OUT 2020
REDAÇÃO
Já virou tradição que durante o mês de outubro, campanhas de rua, prédios e as redes sociais, ganhem detalhes na cor rosa. Esta é uma forma de alertar as mulheres para a campanha de prevenção do câncer de mama, o já famoso Outubro Rosa.
Em 2020 isso não será diferente, mas devido à pandemia do novo coronavírus, as ações da Prefeitura de Itapetininga foram adaptadas para evitar aglomerações e assegurar todo cuidado às mulheres.
As unidades de saúde, como em anos anteriores, estarão com agendas abertas para exames preventivos de saúde da mulher, como Papanicolau. Esses agendamentos também poderão ser feitos por meio das unidades dos CRAS, CREAS e Secretaria da Promoção Social para mulheres referenciadas pelos serviços de assistência. Também serão dadas orientações sobre a prevenção do câncer de mama, além de informações e materiais sobre métodos contraceptivos.
É imprescindível que as mulheres participem da campanha e incentivem o autocuidado e a realização dos exames o quanto antes, principalmente entre mulheres que compõem o grupo de risco.
O diagnóstico precoce ainda é o maior aliado para o tratamento eficaz do câncer de mama. Quando identificado cedo pode ser tratado, impedindo que o tumor alcance outros órgãos.
Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), órgão do Ministério da Saúde, em 2020 a incidência estimada de tumor em mulheres é de 29,7% localizado na mama, o que equivale a 66.280 casos novos só este ano. Estando no topo dos casos novos entre o sexo feminino.