Por Cláudio Alves, Sommelier da Vinoteca
Os vinhos rosés são muito frescos, frutados e são especialmente para tomar em dias quentes. São fáceis de harmonizar com qualquer tipo de comida e existe no mundo inteiro. Os melhores vem da região de Provença na França, têm tonalidade mais clarinha, são mais delicados de aromas e mais gostosos para tomar. A partir de R$ 39 reais, é possível encontrar um ótimo vinho rosé.
Os países que produzem vinhos rosés têm suas próprias técnicas de produção. Os vinhos rosés argentinos, por exemplo, têm tonalidade mais escura, puxando para o tom de vermelho e são vinhos intensos de cores. Isso, no entanto, não significa que é inferior, mas indica a sua característica e que possui sua própria personalidade.
Atualmente, os vinhos rosés são bem mais consumidos que branco. Em outros países é utilizado há muito tempo, mas só agora caiu no gosto dos brasileiros. Aqui, registrou um crescimento muito expressivo.
Geralmente, os consumidores exploram os vinhos rosés e não tem preferência, mas normalmente ficam entre vinhos do Novo Mundo e do Velho Mundo. É sempre servido gelado e ideal para se tomar com frituras.
O verão é a estação perfeita para tomar o rosé, numa tarde, na praça, parque, churrasco com os amigos, à beira da piscina, pois é um vinho mais festivo para os dias quentes.
Harmonização
Os rosés leves harmonizam com saladas, peixes e frutos do mar. Os ácidos e mais encorpados com frituras, tipo bolinho de frango regional ou frango à passarinho.
Vinoteca
A ‘Vinoteca – Empório Bar” tem a proposta de aguçar os sentidos dos itapetininganos. É uma excelente espaço para apreciar um bom aperitivo e degustar um vinho. A loja fica na avenida Francisco Válio, n° 580. A empresa é fruto da parceria do empresário Eduardo Almeida e do sommelier Claudio Alves.